Vestibular: Realismo-Naturalismo – questões 81 a 100
Realismo-Naturalismo – Questões 81 a 100
81. (ITA-SP) Assinale o texto que, pela linguagem e pelas idéias, pode ser considerado como representante da corrente Naturalista.
- “… essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada; divina! Nunca dançara com tanta graça e tamanha lubricidade! Também cantou. E cada verso que vinha de sua boca […] era um arrulhar choroso de pomba no cio. E […], bêbado de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxúria que penetrava até ao tutano com lÃnguas finÃssimas de cobra.”
- “Na planÃcie avermelhada dos juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos, […] Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.”
- “vivia longe dos homens, só sedava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia.”
- “Do seu rosto irradiava singela expressão de encantadora ingenuidade, realçada pela meiguice do olhar sereno […] Ao erguer a cabeça para tirar o braço de sob o lençol, descera um nada a camisinha de crivo que vestia, deixando nu um colo de fascinadora alvura, em que ressaltava um ou outro sinal de nascença.”
- “Hércules-QuasÃmodo, reflete no aspecto a fealdade tÃpica dos fracos. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela.”
82. (UFSC) A(s) citação(ões) extraÃda(s) do livro O Ateneu é(são):
- “Na repartição, os pequenos empregados, amanuenses e escreventes, tendo notÃcia desse seu estudo do idioma tupiniquim, deram não se sabe por que em chamá-lo – Ubirajara.”
- “… chegou a senhora do diretor, D. Ema. Bela mulher em plena prosperidade dos trinta anos de Balzac, formas alongadas por graciosa magreza, erigindo, porém, o tronco sobre quadris amplos, fortes como a maternidade…”
- “Aristarco todo era um anúncio. Os gestos calmos, soberanos, era um rei – o autocrata excelso.”
- “Ralf pega a velha maleta do Homig, abre-a devagarinho, como quem abre uma gaiola de pássaro, para pegá-lo mansamente.”
- “Entrei apressado, atravessei o corredor do lado direito e no meu quarto dei com algumas pessoas soltando exclamações. Arredei-as e estaquei; Madalena estava estirada na cama, branca, de olhos vidrados, espuma nos cantos da boca.”
83. (FEI-SP)Â Qual a obra da qual foi extraÃdo o seguinte fragmento e quem a escreveu?
“Idéia só! Idéia sem pernas! As outras pernas não queriam correr nem andar. Muito depois é que saÃram vagarosamente e levaram-me à casa de Capitu. quando ali cheguei, dei com ela na sala, na mesma sala, sentada na marquesa, almofada no regaço, cosendo em paz. Não me olhou no rosto, mas a furto e a medo, ou, se preferes a fraseologia do agregado, oblÃqua e dissimulada.”
- Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas
- Raul Pompéia – O Ateneu
- José de Alencar – Senhora
- Machado de Assis – Dom Casmurro
- Visconde de Taunay – Inocência.
84. (ITA-SP) Marque a opção que identifica autor e obra a que pertence o seguinte excerto:
“(…) a verdade é que Marcela não possuÃa a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código.
Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tÃsico, – uma pérola.”
- José de Alencar – Senhora
- Raul Pompéia – O Ateneu
- Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha
- Jorge Amado – Jubiabá
- Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas
85. (MACK-SP)
“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça e, com certeza, a mais voluntariosa.”
VirgÃlia, descrita acima, é personagem do romance machadiano, introdutor do Realismo no Brasil:
- Memórias Póstumas de Brás Cubas.
- D. Casmurro.
- Memorial de Aires.
- A Mão e a Luva.
- nenhuma das anteriores.
86. (PUC-RS)
“Ela saltou em meio da roda, com braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça (…) numa sofreguidão (…) carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante: já correndo de barriga empinada, já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite em que se não toma pé e nunca se encontra o fundo.”
O vocabulário do texto salienta os traços do
- Romantismo.
- Realismo.
- Naturalismo.
- Impressionismo.
- Modernismo.
87. (MACK-SP)
“Em certa casa da Rua Cosme Velho
(que se abre no vazio)
venho visitar-te; e me recebes
na sala trastejada com simplicidade
onde pensamentos idos e vividos
perdem o amarelo
de novo interrogando o céu e a noite.
(…)
Conheces a fundo
a geologia moral dos Lobo Neves
e essa espécie de olhos derramados
que não foram feitos para ciumentos.
(…)”
No poema de onde foi extraÃdo o trecho acima, Carlos Drummond de Andrade rende sua homenagem a um outro autor, a que ele carinhosamente chama de bruxo. De quem se trata?
- Mário de Andrade
- Machado de Assis
- Oswald de Andrade
- Manuel Bandeira
- José de Alencar
88. (FEI-SP) Observe as afirmações abaixo e assinale as alternativas corretas:
I. Realismo teve sua origem na França e foi apenas uma renovação no campo literário.
II. escritor realista deve estudar o exterior dos indivÃduos, interrogá-los, analisar o meio e depois transcrever suas observações procurando ser, rigorosamente, impessoal.
III. Para o escritor realista o que importa é o que está fora de nós, o objeto captado pelos sentidos.
IV. Realismo é uma obra de ataque à mentalidade burguesa, à ordem social, clerical e monárquica.
A seqüência que contém somente afirmativas corretas é:
- I e IV estão corretas
- somente IV está correta
- II, III e IV estão corretas
- todas estão corretas
- N.D.A.
89. (UCSal-BA)
“O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é à s vezes um imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita? Tal era a pergunta que eu vinha fazendo a mim mesmo ao voltar para casa, de noite, sem atinar com a solução do enigma.”
Assinale a alternativa cujas propostas, preenchendo as lacunas da frase seguinte, completariam uma análise adequada do texto apresentado inicialmente.
No excerto transcrito, o narrador, que é o protagonista da história, questiona-se por que se sente dividido: ele percebe o mundo de um modo …., mas aspiraria a que ele fosse organizado de acordo com princÃpios ….. .
- romântico / modernos
- realista a/ modernos
- realista / românticos
- moderno / realistas
- romântico / realistas
90. (CEFET-MG)
“O ….. se tingirá de ….., no romance e no conto, sempre que fizer personagens e enredos se submeterem ao destino cego das ‘leis naturais’ que a ciência da época julgava ter codificado; ou se dirá ….., na poesia, à medida que se esgotar no lavor do verso tecnicamente perfeito.”
No texto acima, preenchem-se as lacunas, respectivamente, com:
- Realismo / Naturalismo / Parnasianismo
- Romantismo / Naturalismo / Parnasianismo
- realismo / Naturalismo / Simbolismo
- Romantismo / Modernismo / Parnasianismo
- Romantismo / Modernismo / Simbolismo
91. (UMC-SP)Â Sobre o Realismo pode-se afirmar:
I. Realismo e o Naturalismo são introduzidos em 1881 com as obras Memórias póstumas de Brás Cubas e O mulato.
II. No Realismo há predomÃnio da vida concreta e exterior sobre a vida interior e abstrata.
III. melhor da produção realista está na poesia.
- São corretas as afirmações II e III.
- Apenas a afirmação II é correta.
- As três afirmações são corretas.
- São corretas as afirmações I e II.
- As três afirmações são incorretas.
(FUVEST-SP) As questões 92 e 93 referem-se ao seguinte texto.
“Este último capÃtulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dª Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginaria que não houve mÃngua nem sobra, e conseguintemente que saà quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capÃtulo de negativas: – Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”
92. (FUVEST-SP) Trata-se do trecho final de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Levando isso em consideração, examine a expressão “ao chegar a este outro lado do mistério”. Com ela, o narrador:
- refere-se ao mistério da semidemência do Quincas Borba, cuja causa nunca pôde compreender.
- alude ao fato de não ter conseguido tornar-se ministro, embora tivesse condições para tanto.
- alude ao próprio passado, pois só agora percebe como a sua vida foi inútil e negativa.
- refere-se ao mistério da morte, pelo qual ele já passou.
- refere-se ao mistério do casamento e da paternidade, que ele não conheceu.
93. (FUVEST-SP)Â O texto evidencia, com clareza, pelo menos uma das caracterÃsticas principais de Machado de Assis:
- pessimismo ingênuo dos escritores realistas e naturalistas do século XIX.
- a linguagem rebuscada, de tal modo ambÃgua, que quase prejudica a compreensão do sentido.
- um pessimismo irônico, disfarçado sob a aparência de conformidade indiferente.
- gosto pela frase lapidar, carregada de expressões inusitadas.
- a capacidade de sintetizar, em apenas um parágrafo, todo o enredo do romance.
94. (CEETEPS-SP) Leia, com atenção, o texto abaixo.
“Jerônimo levantou-se, quase que maquinalmente, e, seguido por Piedade, aproximou-se da grande roda que se formara em torno dos dois mulatos. AÃ, de queixo grudado à s costas das mãos contra uma cerca de jardim, permaneceu, sem tugir nem mugir, entregue de corpo e alma à quela cantiga sedutora e voluptuosa que o enleava e tolhia, como à robusta gameleira brava o cipó flexÃvel, carinhoso e traiçoeiro.
E viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia. Surgir de ombros e braços nus, para dançar. A lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a com sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistÃvel, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraÃso, com muito de serpente e muito de mulher.”
Assinale a alternativa que identifica e caracteriza a obra de AluÃsio Azevedo a que pertence o trecho lido.
- É um trecho de O mulato em que o autor faz uma crÃtica violenta aos preconceitos sociais e à decadência dos costumes da burguesia.
- Trata-se do romance O cortiço, que focaliza a vida de imigrantes e pequenos operários dividindo espaços num meio promÃscuo e miserável.
- refere-se a um trecho de O cortiço em que o autor faz um aprofundamento psicológico na análise das personagens que vivem numa habitação coletiva.
- É um trecho de O mulato, considerado romance naturalista porque descreve sensualmente a mulata Rita Baiana com toda a sua força sedutora, fornecendo uma visão estática de uma situação apreendida fotograficamente em dado momento.
- É um trecho do romance Casa de pensão em que o autor dá local à descrição do ambiente coletivo onde um provinciano é envolvido pelos ardis e ciladas da cidade grande.
95. (USF-SP) Machado de Assis, na sua obra de ficção narrativa:
- começou romântico e como tal se manteve na idealização com que descreve as personagens de suas obras.
- condenou o romantismo e introduziu no Brasil o realismo, que só trocou pelo naturalismo.
- investigou com profundidade o homem universal, nas personagens cotidianas, indo além da crÃtica à sociedade.
- centrou suas crÃticas na sociedade de sua época; por isso está hoje ultrapassado: o homem moderno não pode ver-se em suas personagens.
- norteou-se pelos princÃpios do naturalismo, ressaltando sempre os fatores biológicos do comportamento humano.
96. (UFSCar-SP) O que sobressai na atividade criadora de Machado de Assis é:
- a minuciosa busca de soluções aperfeiçoadoras, o que só se conseguiu após inúmeros e continuados exercÃcios.
- a grande capacidade de inspiração, uma vez que a quantidade de romances que escreveu foi facilitada pela improvisação.
- equilÃbrio entre o improvisador, o inspirado e o artista, que é demonstrado pelas obras de valor desigual, que ocorrem no decorrer de sua produção literária.
- a sinceridade com que manifesta, por linguagem desprovida de metáforas em cada romance que escreveu, as várias fases de sua biografia.
- ter iniciado a carreira escrevendo romances realistas, convertendo-se, mais tarde, ao Naturalismo.
97. (AEEA-GO)
“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princÃpio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.”
O autor desse trecho é:
- Machado de Assis.
- Oswald de Andrade.
- José de Alencar.
- Rachel de Queiroz.
- n.d.a.
98. (UCP-PR) Capitu é uma das mais bem construÃdas personagens da literatura brasileira. Quem a criou e em que obra?
- Machado de Assis, Dom Casmurro
- José de Alencar, O guarani
- Machado de Assis, O alienista
- José de Alencar, Til
- José de Alencar, Senhora
99. (UM-SP) Assinale a alternativa correta sobre o romance O Ateneu, de Raul Pompéia.
- romance se realiza pelo processo memorialista do narrador, permeado por uma profunda visão crÃtica.
- Trata-se de uma crônica de saudades, em que o narrador revela, a cada instante, vontade de voltar.
- Ateneu representa uma apologia aos colégios internos como forma ideal para a formação do adolescente.
- Apesar da tentativa de atingir um estilo realista, a obra mantém uma estrutura romântica aos moldes de José de Alencar.
- Todas as personagens do romance buscam identificar-se com o diretor do Ateneu.
100. (UFPA) Os personagens realistas-naturalistas têm seus destinos marcados pelo determinismo. Identifica-se esse determinismo:
- pela preocupação dos autores em criar personagens perfeitos, sem defeitos fÃsicos ou morais.
- pelas forças atávicas e/ou sociais que condicionam a conduta dessas criaturas.
- por ser fruto, especificamente, da imaginação e da fantasia dos autores.
- por se notar a preocupação dos autores de voltarem para o passado ou para o futuro ao criarem seus personagens.
- por representarem a tentativa dos autores nacionais de reabilitar uma faculdade perdida do homem: o senso do mistério.
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Realismo-Naturalismo – questões 01 a 20
Realismo-Naturalismo – questões 21 a 40
Realismo-Naturalismo – questões 41 a 60
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Realismo-Naturalismo – GABARITO – questões 01 a 40
Realismo-Naturalismo – GABARITO – questões 41 a 80
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Ãndice e gabarito das questões de Literatura
Créditos: Equipe Técnica da NILC-ICMC-USP
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