Questões – Realismo-Naturalismo – 21 a 40
Realismo-Naturalismo:
21. (COVEST-PE) Os textos I e II referem-se às questões A e B seguintes.
I. “[…] a sua pele, cor de cobre, brilhava com reflexos dourados; […] a pupila negra, móbil, cintilante; a boca forte mas bem modelada e guarnecida de dentes alvos […] Era de alta estatura; tinha as mãos delicadas; a perna ágil e nervosa […], apoiava-se sobre um pé pequeno, mas firme no andar e veloz na corrida.
Segurava o arco e as flechas com a mão direita caÃda…”
II. “[Bertoleza] devia ser esmagada, devia ser suprimida […] ela era o torpe balcão da primitiva bodega; era o aladroado vintenzinho de manteiga em papel pardo; era o peixe trazido da praia e vendido à noite ao lado do fogareiro à porta da taberna; era o frege imundo […]; era o sono roncado num colchão fétido, cheio de bichos…”
A. Pelas caracterÃsticas que apresentam, os dois textos anteriores são, respectivamente:
- barroco e realista.
- moderno e moderno.
- moderno e naturalista.
- romântico e naturalista.
- romântico e moderno.
B. Assinale a única alternativa errada:
- texto I revela a profunda contradição existente em querer valorizar o nacional sem perder de vista os valores e padrões europeus.
- texto I é descritivo e a exagerada subjetivação apresenta a personagem como um ser imponente, idealizado.
- As metáforas que caracterizam a personagem do texto II são exemplos da linguagem rude que AluÃsio Azevedo utiliza em seus livros.
- A atmosfera de morbidez criada no texto II contraria os princÃpios do estilo de época que o texto I representa.
- os dois textos são tÃpicos do Modernismo, pois os escritores modernos amavam demais a liberdade, podendo, portanto, embelezar ou enfear o que quisessem.
22. (FGV-SP) A respeito do autor de O Ateneu, disse Mário de Andrade: “Raul Pompéia, inconscientemente, foi a última e derradeiramente legÃtima expressão do barroco entre nós”. Referia-se, com essas palavras, ao:
- tema nitidamente barroco desenvolvido no romance.
- fato de que Raul Pompéia viveu no fim da era barroca.
- requinte verbal da linguagem de Pompéia.
- espÃrito religioso da obra.
- caráter moralista da narração.
23. (FGV-SP) No romance O cortiço, AluÃsio Azevedo estabelece uma forte ligação entre o meio em que vivem as personagens e sua vida material, moral e psicológica. Tal relação apoia-se nos princÃpios:
- do livre-arbÃtrio religioso.
- do determinismo cientÃfico.
- do sentimentalismo romântico.
- do culto à natureza.
- do ideário modernista.
24. (PUC-RS) A redução dos seres humanos ao nÃvel animal, a natureza humana vista como uma selva onde os fortes, representados por João Romão, devoram os fracos, são princÃpios básicos do romance ….. de ….. .
- A mortalha de Alzira – AluÃsio Azevedo.
- Memorial de Aires – Machado de Assis
- Casa de pensão – AluÃsio Azevedo.
- O cortiço – AluÃsio Azevedo.
- Esaú e Jacó – Machado de Assis.
25. (CESESP-PE)Â Leia os textos seguintes:
Seus romances dividem-se em dois grupos, não porém em duas fases, alternando-se os românticos e os naturalistas.
“É como romancista social que melhor se afirmou o [seu] talento. É o escritor apaixonado, o artista combativo, pondo a nu os problemas sociais e morais da realidade brasileira do seu tempo.”
em um dos principais romances, descreve a lenta ascensão do mestiço brasileiro, em sua participação no campo intelectual, polÃtico e social, dificultada pelos preconceitos duma aristocracia latifundiária e escravocrata.
Embora, como naturalista, pretenda manter uma atitude cientÃfica, objetiva e imparcial na descrição do homem e da sociedade, nele freqüentemente reponta o romantismo subjacente, no tom polêmico com que combate, por exemplo, o clericalismo, no apaixonamento com que descreve os males sociais, e em toques de lirismo e patético diante de personagens vÃtimas da fatalidade da condição humana.
Esse conjunto de caracterÃsticas descreve o mundo literário de:
- Raul Pompéia.
- Machado de Assis.
- AluÃsio Azevedo.
- Inglês de Sousa.
- Júlio Ribeiro.
26. (PUC-RS) Sobre O Ateneu, de Raul Pompéia, é correto afirmar que:
- apresenta todas as caracterÃsticas do Realismo, exceto a influência do meio sobre o comportamento do indivÃduo.
- tem como matéria-prima as recordações e impressões da personagem principal.
- constitui-se num documento fotográfico da realidade objetiva.
- segue uma ordem cronológica, apoiando-se no real.
- não se atém a reflexões crÃticas em relação ao contexto social.
27. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de O Ateneu.
- Por apresentar uma estrutura bastante eclética, não se trata de um romance que tem uma classificação rigorosa como representante de uma ou outra tendência literária.
- Tem como narrador em primeira pessoa, Sérgio, que relata fatos ocorridos com ele no passado.
- A ação desse romance transcorre no ambiente fechado de um internato, onde convivem crianças, adolescentes, professores e empregados.
- A maioria das personagens do romance é apresentada de uma forma caricatural, realçando seus aspectos negativos.
- Em função de uma narrativa mais dinâmica, o autor abre mão da análise psicológica de personagens.
28. (FUVEST-SP) Assinale a alternativa correta a respeito de O Ateneu, romance de Raul Pompéia:
- romance de formação que avalia a experiência colegial, por meio de Sérgio, alter-ego do autor.
- romance romântico que explora as relações pessoais de adolescentes no colégio, acenando para o homossexualismo latente.
- romance naturalista que retrata a tirania do diretor do colégio e o materialismo de sua mulher com os alunos.
- romance realista que apresenta um padrão de excelência da escola brasileira do final do Império.
- romance da escola do Brasil no final do Império, cuja falência vem assinalada pelo incêndio do prédio, no final da narrativa.
29. (FESP) Identifique o movimento literário, o autor e a obra que traz como dedicatória a seguinte frase:
“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como lembrança estas…”
- Realismo, Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
- Naturalismo, AluÃsio Azevedo, O mulato.
- Naturalismo, Júlio Ribeiro, A carne.
- Pré-Modernismo, Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma.
- Romantismo, Ãlvares de Azevedo, Lembrança de morrer.
30. (UnB-DF)Â De Machado de Assis pode-se afirmar que:
- em sua prosa, o homem quase desaparece e sobreleva a descrição das personagens.
- seu romance Ressurreição, de 1872, inicia a segunda fase do autor, a qual se caracteriza pela dimensão intimista.
- na trilogia Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, o autor explora o tema do adultério, elaborando uma teia de suspeitas que se sustentam na dissimulação feminina.
- como ficcionista inicia-se como romântico e evolui para o Realismo.
- como poeta seus primeiros livros são de caráter simbolista.
- em seus primeiros livros de versos, vêem-se influências de Gonçalves Dias, Lamartine e Baudelaire.
- sua prosa romântica caracteriza-se pelo transbordamento sentimental
- reproduz nos diálogos de suas personagens a linguagem popular.
31. (USP-SP)
“Filosofia dos epitáfios
E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoÃsmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daà vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”
O fragmento acima, de Memórias póstumas de Brás Cubas, exemplifica a seguinte caracterÃstica de seu autor:
- pessimismo com que trata as personagens que ocupam postos privilegiados na sociedade burguesa, diferentemente do modo como lida com indivÃduos socialmente carentes.
- uso da ironia como arma de combate às tendências estéticas do Romantismo, de que nunca sofreu influência.
- a fixação nos problemas sentimentais, entendidos como única causa da conduta humana.
- a tendência à idealização das personagens, herança do Romantismo.
- a tentativa de compreender a natureza humana naquilo que tem de universal.
32. (FUVEST-SP) [Leia o texto da questão anterior.]
Do ponto de vista da composição, é correto afirmar que o capÃtulo “Filosofia dos epitáfios”:
- é predominantemente dissertativo, servindo os dados do enredo e do ambiente como fundo para a digressão.
- é predominantemente descritivo, com a suspensão do curso da história dando lugar à construção do cenário.
- equilibra em harmonia a narração, à medida que faz avançar a história e cria o cenário de sua ambientação.
- é predominantemente narrativo, visto que o narrador evoca os acontecimentos que marcaram sua saÃda.
- equilibra narração e dissertação, com o uso do discurso indireto para registrar as impressões que o ambiente provoca no narrador.
33. (UFGO) Com relação a Machado de Assis, podem-se fazer as seguintes afirmações:
- literariamente, sua obra inclui contos, poesias e romances.
- os seus romances da fase realista incluem Dom Casmurro, Memórias póstumas de Brás Cubas, Helena e Quincas Borba.
- Machado de Assis dá muita importância à paisagem natural da cidade do Rio de Janeiro, onde suas narrativas transcorrem, descrevendo-a com colorido e detalhe.
- Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado o livro-marco na obra machadiana, a partir do qual inicia sua fase mais profunda e madura.
- a visão de mundo de Machado, como se depreende da leitura de seus romances e contos, é irônica, pessimista e crÃtica.
- com respeito ao estilo, Machado de Assis introduz um elemento pouco comum na literatura de sua época, que é a conversa que o autor/narrador mantém a todo momento com o leitor.
34. (ITA-SP)
“Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, ‘olhos de cigana oblÃqua e dissimulada’. Eu não sabia o que era oblÃqua, mas dissimulada sabia, e queria verse se podiam chamar assim […] deixou-se fitar e examinar. Só me perguntara o que era, se nunca os vira; eu nada achei de extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra idéia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que…”
O excerto faz parte do romance ….., cuja principal personagem feminina é ….. .
- Memórias póstumas de Brás Cubas – VirgÃlia.
- Dona Flor e seus dois maridos – Dona Flor.
- Dom Casmurro – Capitu.
- cortiço – Rita Baiana.
- Senhora – Aurélia.
35. (MACK-SP) Sobre Dom Casmurro é correto afirmar que:
- a partir dos ciúmes de Sancha, Escobar deixa de freqüentar a casa de Bentinho e Capitu.
- Ezequiel, sem qualquer sombra de dúvida, apresenta semelhança fÃsica com Escobar.
- toda a narrativa é parcial, pois se desenvolve a partir da ótica da personagem-narrador, ou seja, Bentinho.
- Capitu, devido a seus “olhos de ressaca”, deixa claro o adultério cometido.
- Dona glória, mãe de Bentinho, devido aos conselhos de José Dias, não chega a mandar o filho para o seminário.
36. (PUC-RS)
“Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? Não vos esqueçais que estava sentada de costas para mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela, rosto a rosto, mas trocados, os olhos de um na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer que estava feia; nem esta razão a moveu.”
Na fase da análise psicológica e social, a ficção de Machado de Assis salienta, como ilustra o texto transcrito a:
- hipocrisia social.
- vaidade egoÃstica.
- ambiguidade feminina.
- impossibilidade amorosa.
- insanidade velada.
37. (UNIOESTE-PR)
“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis […]”
Neste trecho, de Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis:
- surpreende o leitor com um vocabulário exótico e comparações inesperadas.
- dá seu depoimento autobiográfico e impressionista, através de um estilo rebuscado e colorido.
- explora com muita felicidade a “psicologia feminina”, razão pela qual foi aceito com entusiasmo pelo público ansioso de uma literatura romântica.
- focaliza o emergente proletariado fluminense e os interesses ocultos por trás de suas ações aparentemente triviais.
- dá um exemplo da ironia e do humor caracterÃsticos de sua obra, frutos de um profundo pessimismo.
38. (UFMS) A ação de quase todas as narrativas realistas de Machado de Assis se passa:
- em provÃncias fictÃcias, nos últimos anos do Brasil-Império.
- no Rio de janeiro, no decênio que precedeu a Primeira Grande Guerra.
- em várias regiões do Brasil, no primeiro perÃodo republicano.
- no Rio de Janeiro, ao tempo do Império e da Primeira República.
- no Rio de Janeiro, nos anos em que se preparava a Independência.
39. (UFCE – adaptada) Assinale as afirmativas corretas relativamente à personalidade literária de Machado de Assis.
- Iniciou sua carreira literária sob o signo do Romantismo.
- Em seus romances Helena e Iaiá Garcia, ainda se encontra esteticamente vinculado à maneira romântica.
- autor repartiu sua produção por vários gêneros, atingindo o ponto mais alto na crÃtica literária.
- A obra poética do autor revela-o como um criador de fina sensibilidade.
- Na linha do romance psicológico, afirma-se o autor como um dos pioneiros da ficção brasileira.
40. (UEM-PR)Â Assinale a alternativa incorreta sobre Machado de Assis.
- Estilo sóbrio, com descrições moderadas.
- Linguagem vibrante, cheia de metáforas.
- Senso de humor sutil e velado.
- Personalidade um tanto melancólica, pessimista.
- Enfatiza os aspectos psicológicos das personagens.
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Créditos: Equipe Técnica da NILC-ICMC-USP