Vestibular: Realismo-Naturalismo – Literatura – Questões 01 a 20
Realismo-Naturalismo – questões 01 a 20
Realismo-Naturalismo – questões 21 a 40
Realismo-Naturalismo – questões 41 a 60
Realismo-Naturalismo – questões 61 a 80
Realismo-Naturalismo – questões 81 a 100
Realismo-Naturalismo – questões 101 a 113
Realismo-Naturalismo – GABARITO – questões 01 a 40
Realismo-Naturalismo – GABARITO – questões 41 a 80
Realismo-Naturalismo – GABARITO – questões 81 a 113
Questões: 1 a 20
- (FEI-SP)Â Leia atentamente:
I. “Segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Auguste Comte, o evolucionismo formam o contexto sociopolÃtico-econômico-filosófico-cientÃfico em que se desenvolveu a estética realista.”
II. “O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos.”
III. “Os maiores representantes da estética realista/naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, AluÃsio Azevedo e Raul Pompéia.”
IV. “PoderÃamos citar como caracterÃstica da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade.”
Verificamos que em relação ao Realismo/naturalismo está (estão) correta (corretas):
- apenas I e II.
- apenas I e III.
- apenas II e IV.
- apenas II e III.
- apenas III e IV.
2. (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:
- se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos cÃclicos de renovação.
- pretende expressar com naturalidade a vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas.
- defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com a realidade social.
- analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral religiosa.
- estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta das personagens.
3. (UCS-RS) Embora tradicionalmente se considere o ano de 1893 como data final do Realismo e suas manifestações no Brasil, sabe-se que, na verdade, durante os primeiros vinte anos do século XX, essa estética desenvolveu-se paralelamente:
- ao Romantismo e ao Parnasianismo.
- ao Pré-Modernismo e ao Modernismo.
- ao Simbolismo e ao Modernismo.
- ao Simbolismo e ao Pré-Modernismo.
- ao Parnasianismo e ao Modernismo.
4. (MACK-SP) O cientificismo comunicou feitio próprio ao Realismo-Naturalismo. Assinale a alternativa que não apresenta o cientista e a respectiva teoria cientÃfica ou filosófica correspondentes à época daquele movimento literário.
- Darwin – Teoria da evolução das espécies e sua revolução biológica.
- Comte – Teoria positivista, que explica todos os fenômenos sujeitos às leis naturais.
- Taine – Teoria do ambientalismo determinante: a obra de arte como produto do meio, momento e raça.
- Claude Bernard – Teorias da medicina experimental, mostrando a importância da fisiologia no comportamento do indivÃduo.
- Kant – Teoria segundo a qual a razão constrói o mundo da ciência servindo-se das aparências das coisas, formas de nossa sensibilidade.
5. (UFPR) Eça de Queirós afirmava:
“O Realismo é a anatomia do caráter. É a crÃtica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.”
Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação abaixo e depois assinale a alternativa que os contém:
1. Preocupação revolucionária, atitude de crÃtica e de combate;
2. imaginação criadora;
3. personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos;
4. linguagem natural, sem rebuscamentos;
5. preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem;
6. senso de mistério;
7. retorno ao passado;
8. determinismo biológico ou social.
- 1, 2, 3, 5, 7, 8.
- 1, 3, 4, 5, 8.
- 2, 3, 4, 6, 7,
- 3, 4, 5, 6, 8.
- 2, 3, 4, 5, 8.
6. (FGV-SP) Há, no romance brasileiro do século XIX, um filão que se caracteriza por criar quadros da sociedade carioca, com visão crÃtica dessa sociedade, e “perfis femininos”, que foram inicialmente esboços de análise psicológica. Nele podemos incluir autores de momentos diferentes como:
- Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar e Machado de Assis.
- Joaquim Manuel de Macedo, Martins Pena e Manuel Antônio de Almeida.
- José de Alencar, Machado de Assis e Ãlvares de Azevedo.
- Martins Pena, Machado de Assis e Ãlvares de Azevedo.
- Manuel Antônio de Almeida, Martins Pena e José de Alencar.
7. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta sobre a prosa naturalista:
- As personagens expressam a dependência do homem às leis naturais.
- estilo caracteriza-se por um descritivismo intenso, capaz de refletir a visualização pictórica dos ambientes.
- Os tipos são muito bem delimitados, fÃsica e moralmente, compondo verdadeiras representações caricaturais.
- Tem como objetivo maior aprofundar a dimensão psicológica das personagens.
- comportamento das personagens e sua movimentação no espaço determinam-lhe a condição narrativa.
8. (UFPR)
“Marcas de lona suspensas em varais de ferro, umas sobre as outras, encardidas com panos de cozinha, oscilavam à luz moribunda e macilenta das lanternas. Imagine-se o porão do navio mercante carregado de miséria. No intervalo das peças, na meia escuridão dos recôncavos moviam-se corpos seminus, indistintos. Respirava-se um odor nauseabundo de cárcere, um cheiro acre de suor humano diluÃdo em urina e alcatrão. Negros, de boca aberta, roncavam profundamente, contorcendo-se na inconsciência do sono.”
Com relação a esse fragmento da obra Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, é correto afirmar que apresenta a(s) seguinte(s) caracterÃstica(s) naturalista(s):
I. Tentativa de impessoalidade em relação à voz narrativa.
II. Despreocupação com pormenores descritivos, o que torna o ritmo narrativo extremamente rápido.
III. Subjetividade na descrição do espaço.
IV. Valorização de ambientes exóticos, objetivando a recuperação estética das figuras marginalizadas socialmente.
V. Preferência por espaços miseráveis e socialmente inferiores.
Está correta a seqüência:
- I, II e V.
- I, IV e V.
- II, III e IV.
- I, II, III, IV. e V.
- II, III e V.
9. (FUVEST-SP)
“E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, e esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco.”
O fragmento de O cortiço, romance de AluÃsio Azevedo, apresenta uma caracterÃstica fundamental do Naturalismo. Qual?
- Uma compreensão psicológica do Homem.
- Uma compreensão biológica do Mundo.
- Uma concepção idealista do Universo.
- Uma concepção religiosa da Vida.
- Uma visão sentimental da Natureza.
10. (FEI-SP)
“Desnudam-se as mazelas da vida pública e os contrastes da vida Ãntima; e buscam-se para ambas causas naturais (raça, clima, temperamento) ou culturais (meio e educação), que lhes reduzem de muito a área de liberdade. O escritor tomará a sério as suas personagens e se sentirá no dever de descobrir-lhes a verdade, no sentido positivista de dissecar os móveis do seu comportamento.” (Alfredo Bosi)
O texto refere-se ao:
- Romantismo
- Realismo.
- Simbolismo.
- Parnasianismo.
- Modernismo.
11. (F. Objetivo-SP)Â Analise o seguinte fragmento e responda:
“A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos…” (AluÃsio Azevedo)
Descrição de personagens pela acentuação de caracteres biológicos e raciais é caracterÃstica do:
- Romantismo.
- Realismo.
- Modernismo.
- Impressionismo.
- Naturalismo.
12. (PUC-RJ) Estão relacionadas a seguir caracterÃsticas de movimentos literários. Delas, apenas uma não se refere ao Naturalismo. Qual?
- Busca da objetividade cientÃfica.
- Idealização da natureza.
- Determinismo biológico.
- Tematização do psicológico.
- Aplicação do método experimental.
13. (F.M. Santa Casa-SP) As questões A e B referem-se ao mesmo conjunto de textos.
- “Daà a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão; sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos de comprimento, gordo, vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito.”
- “O jornal publicava também parte do relatório do médico legista, cavalheiro de honestidade e cultura reconhecidas, já então um dos grandes sociólogos e etnógrafos do paÃs, relatório que provava que Volta Seca era um tipo absolutamente normal e que se virara cangaceiro e matara tantos homens e com tamanha crueldade não fora provocação de nascença. Fora o ambiente…”
- “O testamento, que só apareceu e foi aberto depois do enterro, contemplava com dez contos de réis o afilhado do morto; o mais era distribuÃdo por hospitais e asilos.”
- “– Está segura! – exclamou o rapaz, sacudido por estas idéias. O sangue saltava-lhe no corpo; aquela aventura se lhe afigurava a melhor de sua vida; seu orgulho pueril, de namorador vulgar, espinoteava qual potro que se pilha à s soltas no prado verdejante e proibido. As outras conquistas vinham logo chamadas por aquelas, e todas as vÃtimas de sua sensualidade, ou as cúmplices do seu temperamento e da sua má educação, enfileiravam-se defronte dele, como um submisso batalhão de prisioneiros.”
A. Para os autores naturalistas, os fatores biológicos, reforçados por outros de ordem social, determinariam o destino das criaturas. Identifique o excerto de autor naturalista.
B. O realismo que isola Manuel Antônio de Almeida no panorama do romance romântico provém, em parte, das linhas caricaturais que desenha sua variada galeria de personagens. Identifique o excerto de sua autoria.
14. (COVEST-PE) Assinale V para verdadeiro e F para falso. Sobre o Realismo/Naturalismo brasileiro:
- Pode-se dizer que uma das maiores influências sofridas foi a do Positivismo.
- Por razões de dependência cultural, nosso Realismo apresenta, de modo geral, as mesmas caracterÃsticas do Realismo francês.
- Uma das principais diferenças entre o Romantismo e o Realismo brasileiros é que o Realismo tem uma visão idealizada da realidade e o Romantismo tenta descrever a realidade tal qual é.
- Os naturalistas mostram, em seus romances, que o homem é determinado pelo meio e pelo momento histórico.
- regionalismo, iniciado com O sertanejo, de José de Alencar, é um exemplo tÃpico do Naturalismo brasileiro.
15. (COVEST-PE)Â Relacione a coluna I com a coluna II.
Coluna I
(1) Valorizou o indianismo com intuito nativista.
(2) Idealizou a vida campestre com verdadeiro estado de poesia.
(3) Analisou o momento histórico, revelando-o em sua miséria moral e econômica.
Coluna II
Realismo
Romantismo
Arcadismo
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
- 3, 1, 2.
- 3, 2, 1.
- 2, 3, 1.
- 2, 1, 3.
- 1, 3, 2.
16. (UCBA) É possÃvel caracterizar o romance naturalista por vários traços, entre os quais o fato de que nele:
- as ações dos homens são consideradas resultantes de um compromisso moral entre o ser humano e as forças espirituais, que transcendem a matéria e tendem ao eterno.
- há preferência por temas sociais e psicológicos, visto que o objetivo maior dessa corrente literária é a análise percuciente das causas e conseqüências dos fatos históricos.
- se observa uma intenção consciente do escritor no sentido de imprimir à narração um cunho animista, necessário para explicar a relação entre o homem e a natureza.
- a narração exalta o homem metafÃsico, em oposição ao homem animal, cujas ações e intenções o escritor analisa e condena, na medida em que defende uma conduta ética.
- escritor evita julgar ações e personagens de um ponto de vista ético ou moral, pois seu intuito é expor e analisar cientificamente a realidade.
17. (MACK-SP) Várias caracterÃsticas do Realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo, dessa forma, as posturas:
- nacionalista e positivista.
- positivista e evolucionista.
- evolucionista e sentimentalista.
- neoclassicista e socialista.
- bucólica e antropocêntrica.
18. (PUC-RS)
“[…] uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: ‘FÃgado, rins e coração’. Era uma vendedeira de fatos de boi. […] os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascÃveis, mordiam o ar, querendo morder os mosquitos.”
Nesse trecho naturalista, AluÃsio Azevedo enfatiza a:
- patologia social.
- brutalidade do cotidiano.
- despreocupação ética.
- força da hereditariedade.
- ação do meio social.
19. (MACK-SP) O romance naturalista de AluÃsio Azevedo, em sua busca de verossimilhança, baseou-se, mais de uma vez, em fatos realmente ocorridos.
O “caso Capistrano” foi um crime que freqüentou a crônica policial carioca da época, ocorrido por questões de honra. Tal fato teria sido explorado em:
- O mulato.
- Uma lágrima de mulher.
- Casa de pensão.
- A mortalha de Alzira.
- O cortiço.
20. (FEI-SP)Â Observe o fragmento abaixo, pertencente a conhecida obra naturalista:
“Uma escrava cafuza, a quitandeira Bertoleza, que lhe fornecia a comida, tendo perdido o homem com quem vivia amigada, recebe bem a aproximação de João Romão, logo tornado seu procurador e conselheiro.”
Estamos nos referindo a:
- AluÃsio Azevedo – O cortiço.
- AluÃsio Azevedo – Casa de pensão.
- AluÃsio Azevedo – O mulato.
- Machado de Assis – Quincas Borba.
- Raul Pompéia – Canções sem metro.
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Realismo-Naturalismo – GABARITO – destas questões 01 a 20
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Créditos: Equipe Técnica da NILC-ICMC-USP