“Memórias Póstumas de Brás Cubas” – pág. 1 – Questões 1 a 17
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Aqui você encontra questões com gabarito sobre “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, romance de Machado de Assis – representante do Realismo na Literatura Brasileira
Ãndice – Enem-Vestibular: Questões das várias matérias, livros, resumo, análise, dicas
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Memórias Póstumas de Brás Cubas – questões – pág 1
Memórias Póstumas de Brás Cubas – questões – pág 2
Memórias Póstumas de Brás Cubas – questões – pág 3
Questões 1 a 17:
1. (UnB-DF)Â De Machado de Assis pode-se afirmar que:
- em sua prosa, o homem quase desaparece e sobreleva a descrição das personagens.
- seu romance Ressurreição, de 1872, inicia a segunda fase do autor, a qual se caracteriza pela dimensão intimista.
- na trilogia Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, o autor explora o tema do adultério, elaborando uma teia de suspeitas que se sustentam na dissimulação feminina.
- como ficcionista inicia-se como romântico e evolui para o Realismo.
- como poeta seus primeiros livros são de caráter simbolista.
- em seus primeiros livros de versos, vêem-se influências de Gonçalves Dias, Lamartine e Baudelaire.
- sua prosa romântica caracteriza-se pelo transbordamento sentimental
- reproduz nos diálogos de suas personagens a linguagem popular.
2. (USP-SP)
“Filosofia dos epitáfios
E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoÃsmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daà vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”
O fragmento acima, de Memórias póstumas de Brás Cubas, exemplifica a seguinte caracterÃstica de seu autor:
- pessimismo com que trata as personagens que ocupam postos privilegiados na sociedade burguesa, diferentemente do modo como lida com indivÃduos socialmente carentes.
- uso da ironia como arma de combate às tendências estéticas do Romantismo, de que nunca sofreu influência.
- a fixação nos problemas sentimentais, entendidos como única causa da conduta humana.
- a tendência à idealização das personagens, herança do Romantismo.
- a tentativa de compreender a natureza humana naquilo que tem de universal.
3. (FUVEST-SP) [Leia o texto da questão anterior.]
Do ponto de vista da composição, é correto afirmar que o capÃtulo “Filosofia dos epitáfios”:
- é predominantemente dissertativo, servindo os dados do enredo e do ambiente como fundo para a digressão.
- é predominantemente descritivo, com a suspensão do curso da história dando lugar à construção do cenário.
- equilibra em harmonia a narração, à medida que faz avançar a história e cria o cenário de sua ambientação.
- é predominantemente narrativo, visto que o narrador evoca os acontecimentos que marcaram sua saÃda.
- equilibra narração e dissertação, com o uso do discurso indireto para registrar as impressões que o ambiente provoca no narrador.
4. (UFGO) Com relação a Machado de Assis, podem-se fazer as seguintes afirmações:
- literariamente, sua obra inclui contos, poesias e romances.
- os seus romances da fase realista incluem Dom Casmurro, Memórias póstumas de Brás Cubas, Helena e Quincas Borba.
- Machado de Assis dá muita importância à paisagem natural da cidade do Rio de Janeiro, onde suas narrativas transcorrem, descrevendo-a com colorido e detalhe.
- Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado o livro-marco na obra machadiana, a partir do qual inicia sua fase mais profunda e madura.
- a visão de mundo de Machado, como se depreende da leitura de seus romances e contos, é irônica, pessimista e crÃtica.
- com respeito ao estilo, Machado de Assis introduz um elemento pouco comum na literatura de sua época, que é a conversa que o autor/narrador mantém a todo momento com o leitor.
5. (UNIOESTE-PR)
“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis […]”
Neste trecho, de Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis:
- surpreende o leitor com um vocabulário exótico e comparações inesperadas.
- dá seu depoimento autobiográfico e impressionista, através de um estilo rebuscado e colorido.
- explora com muita felicidade a “psicologia feminina”, razão pela qual foi aceito com entusiasmo pelo público ansioso de uma literatura romântica.
- focaliza o emergente proletariado fluminense e os interesses ocultos por trás de suas ações aparentemente triviais.
- dá um exemplo da ironia e do humor caracterÃsticos de sua obra, frutos de um profundo pessimismo.
6. (UCBA) Os romances Memórias póstumas de Brás Cubas e O mulato, do último quartel do século XIX, inauguram concepções estéticas e filosóficas que se opõem ao:
- Romantismo.
- Realismo.
- Arcadismo.
- Naturalismo.
- Simbolismo.
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(FUVEST-SP) As questões 7, 8, 9 e 10 referem-se ao trecho seguinte:
“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princÃpio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: a diferença radical entre este livro e o Pentateuco.”
(Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas).
7. (FUVEST-SP)Â o autor afirma que:
- vai começar suas memórias pela narração de seu nascimento.
- vai adotar uma seqüência narrativa invulgar.
- que o levou a escrever suas memórias foram duas considerações sobre a vida e a morte.
- vai começar suas memórias pela narração de sua morte.
- vai adotar a mesma seqüência narrativa utilizada por Moisés.
8. (FUVEST-SP)Â Definindo-se como um “defunto autor”, o narrador:
- pôde descrever sua própria morte.
- escreveu suas memórias antes de morrer.
- ressuscitou na sua obra após a morte.
- obteve em vida o reconhecimento de sua obra.
- descreveu a morte após o nascimento.
9. (FUVEST-SP) Segundo o narrador, Moisés contou sua morte no:
- promontório.
- meio do livro.
- fim do livro.
- introito.
- começo da missa.
10. (FUVEST-SP) O tom predominante no texto é de:
- luto e tristeza.
- humor e ironia.
- pessimismo e resignação.
- mágoa e hesitação
- surpresa e nostalgia.
11. (E.E. Mauá-SP) Sobre o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, não é correto afirmar que:
- é uma obra inovadora do processo narrativo, que introduz o Realismo no Brasil.
- Brás Cubas atua como defunto-narrador, capaz de alterar a seqüência do tempo cronológico.
- memorialismo exacerbado acaba por conferir à obra um caráter de crônica.
- constitui um romance de crÃtica ao Romantismo, deixando entrever muita ironia em vários momentos da narrativa.
- revela crÃtica intensa aos valores da sociedade e ao próprio público leitor da época.
12. (EU-BA) A respeito da ficção de Machado de Assis, pode-se afirmar que
- se desenvolveu do Romantismo para o Naturalismo, consagrando-se sobretudo nas crônicas polÃticas e nos contos satÃricos.
- amadureceu sob a influência de José de Alencar, de quem tomou os temas e o estilo, tal como se vê em Quincas Borba.
- é exemplo tÃpico da literatura naturalista, sendo apenas superada pela obra-prima O Cortiço, de seu mestre AluÃsio Azevedo.
- representa a conquista da maturidade da literatura nacional a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
- atingiu com Ressurreição e A mão e a luva o plano mais alto de nossa literatura de expressão realista.
13. (FCC-BA) Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado romance divisor de águas da obra machadiana porque, a partir dele, o autor
- assume de vez a visão romântica da realidade, apenas esboçada nos romances da chamada primeira fase.
- se insere na estética naturalista, ao denunciar as mazelas sociais, os casos patológicos e os aspectos mais repugnantes da sociedade.
- procede a uma retificação da própria obra, através da voz de personagens por meio das quais renega os valores da primeira fase.
- antecede as conquistas modernistas, com uma postura crÃtica diante da civilização industrial e uma atitude de denúncia das misérias do mundo rural.
- desmitifica as idealizações românticas e assume uma visão crÃtica que, despindo as aparências que encobrem a realidade, busca as razões últimas das ações humanas.
14. (UF-PA) No capÃtulo “Ao Leitor”, Brás Cubas (de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis) classifica sua narrativa como “obra de finado”. Tal classificação se justifica caso se leve em conta que
- personagem principal termina sendo ministro; o adjetivo “finado” fica por conta da ironia do autor.
- personagem-narrador, no presente da narrativa, já não faz parte do mundo dos vivos.
- Dona Plácida, personagem fundamental do livro, tinha verdadeira obsessão pela morte.
- narrativa se desenvolve através da ação de personagens, todos mortos.
- centro da narrativa é o amor de VirgÃlia e Brás que, ao fim, não se realiza; o adjetivo “finado” seria um tributo à morte deste amor.
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15. (FUVEST-SP)
“SaÃmos à varanda, dali à chácara, e foi então que notei uma circunstância. Eugênia coxeava um pouco, tão pouco, que eu cheguei a perguntar-lhe se machucara o pé. A mãe calou-se; a filha respondeu sem titubear;
– Não, Senhor, sou coxa de nascença.”
Trecho fundamental do romance, não só dá tÃtulo a um capÃtulo, como serve para definir, com bastante nitidez, o caráter da personagem central. De que obra se trata?
- Amor de Perdição
- Fogo Morto.
- São Bernardo.
- Memórias Póstumas de Brás Cubas.
- Primo BasÃlio.
16. (UFRS)Â Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho abaixo.
“Os perfis femininos criados por Machado de Assis revelam, por exemplo, mulheres preocupadas em ascender socialmente e em manter as aparências. Assim, hipócrita e dissimulada, ….., de ….., assemelha-se à inescrupulosa …., ávida pelo dinheiro de Rubião, em ….. .”
- Conceição - Quincas Borba – Marcela - Uns Braços
- Marcela - A Cartomante – Flora - Dom Casmurro
- VirgÃlia - Memórias Póstumas de Brás Cubas – Sofia - Quincas Borba
- Capitu - Memorial de Aires – Genoveva - Missa do Galo
- Sofia - Esaú e Jacó – VirgÃlia - O Alienista
17. (ITA-SP) Marque a opção que identifica autor e obra a que pertence o seguinte excerto:
“(…) a verdade é que Marcela não possuÃa a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código.
Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tÃsico, – uma pérola.”
- José de Alencar – Senhora
- Raul Pompéia – O Ateneu
- Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha
- Jorge Amado – Jubiabá
- Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas
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Gabarito sobre “Memórias Póstumas de Brás Cubas”:
1 – c
2 – e
3 – a
4 – a
5 – e
6 – a
7 – d
8 – a
9 – c
10 – b
11 – d
12 – d
13 – e
14 – b
15 – d
16 – c
17 – e
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