Vestibular – “Capitães da Areia” – Questões com gabarito do romance de Jorge Amado
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ExercÃcios sobre “Capitães da Areia”:
FUVEST-2016 - Texto para as questões 1 a 5:
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a
vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’Ãfrica. Um deus dos negros pobres. Que podia
saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a
bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia
que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos
negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os
ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O
Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar…
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá…
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou
na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas
por determinadas doenças
1 – FUVEST 2016 - Considere as seguintes afirmações referentes ao texto de
Jorge Amado:
I. Do ponto de vista do excerto, considerado no contexto da obra a que pertence, a religião de origem africana
comporta um aspecto de resistência cultural e polÃtica.
II. Fica pressuposta no texto a ideia de que, na época em que se passa a história nele narrada, o Brasil ainda
conservava formas de privação de direitos e de exclusão social advindas do perÃodo colonial.
III. Os contrastes de natureza social, cultural e regional que o texto registra permitem concluir corretamente que o
Brasil passou por processos de modernização descompassados e desiguais.
Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
2 – FUVEST 2016 - Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930â€, que registra
importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se
expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
a) o experimentalismo estético, de caráter vanguardista, visÃvel no abundante emprego de neologismos.
b) o tratamento preferencial de realidades bem determinadas, com foco nos problemas sociais nelas envolvidos.
c) a utilização do determinismo geográfico e racial, na interpretação dos fatos narrados.
d) a adoção do primitivismo da “Arte Negra†como modelo formal, à semelhança do que fizera o Cubismo europeu.
e) o uso de recursos próprios dos textos jornalÃsticos, em especial, a preferência pelo relato imparcial e objetivo.
3 – FUVEST 2016 – As informações contidas no texto permitem concluir corretamente que a doença de que nele se fala caracteriza
se como
a) moléstia contagiosa, de caráter epidêmico, causada por vÃrus.
b) endemia de zonas tropicais, causada por vÃrus, prevalente no perÃodo chuvoso do ano.
c) surto infeccioso de etiologia bacteriana, decorrente de más condições sanitárias.
d) infecção bacteriana que, em regra, apresenta-se simultaneamente sob uma forma branda e uma grave.
e) enfermidade endêmica que ocorre anualmente e reflui de modo espontâneo.
4 – FUVEST 2016 – Apesar das diferenças notáveis que existem entre estas obras, um aspecto comum ao texto de Capitães da Areia,
considerado no contexto do livro, e Vidas secas, de Graciliano Ramos, é
a) a consideração conjunta e integrada de questões culturais e conflitos de classe.
b) a reprodução fiel da variante oral popular da linguagem, como recurso principal na caracterização das
personagens.
c) o engajamento nas correntes literárias nacionalistas, que rejeitavam a opção por temas regionais.
d) o emprego do discurso doutrinário, de caráter panfletário e didatizante, próprio do “realismo socialistaâ€.
e) o tratamento enfático e conjugado da mestiçagem racial e da desigualdade social.
5 – FUVEST 2016 – Das propostas de substituição para os trechos sublinhados nas seguintes frases do texto, a única que faz, de maneira adequada, a correção de um erro gramatical presente no discurso do narrador é:
a) “Assim mesmo morrera negro, morrera pobre.â€: havia morrido negro, havia morrido pobre.
b) “Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara.â€: Omolu dizia, no entanto, que não fora.
c) “Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina.â€: mas tão pouco sabiam da vacina.
d) “Mas para que seus filhos negros não o esqueçam […].â€: não lhe esqueçam.
e) “E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas […].â€: numa noite em que os atabaques.
6 – FUVEST 2010 -  Por caminhos diferentes, tanto Pedro Bala (de Capitães de areia, de Jorge Amado) quanto o operário (do conhecido poema “O operário em construçãoâ€, de VinÃcius de Moraes) passam por processos de “aquisição de uma consciência polÃtica†(expressão do próprio VinÃcius). O contexto dessas obras indica também que essa conscientização leva ambos Ã
a) exclusão social, que arruÃna precocemente suas promissoras carreiras profissionais.
b) sublimação intelectual do Ãmpeto revolucionário, motivada pelo contato com estudantes.
c) condição de meros tÃteres, manipulados por partidos polÃticos oportunistas.
d) luta, em associação com seus pares de grupo ou de classe social, contra a ordem vigente.
e) cumplicidade com criminosos comuns, com o fito de atacar as legÃtimas forças de repressão.
7 – FUVEST 2010 – Inimigo da riqueza e do trabalho, amigo das festas, da música, do corpo das cabrochas. Malandro. Armador de fuzuês. Jogador de capoeira navalhista, ladrão quando se fizer preciso.
– Jorge Amado, Capitães de areia.
O tipo cujo perfil se traça, em linhas gerais, neste excerto, aparece em romances como Memórias de um sargento de milÃcias, O cortiço, além de Capitães de areia. Essa recorrência indica que
a) certas estruturas e tipos sociais originários do perÃodo colonial foram repostos durante muito tempo, nos processos de transformação da sociedade brasileira.
b) o atraso relativo das regiões Norte e Nordeste atraiu para elas a migração de tipos sociais que o progresso expulsara do Sul/Sudeste.
c) os romancistas brasileiros, embora crÃticos da sociedade, militaram com patriotismo na defesa de nossas personagens mais tÃpicas e mais queridas.
d) certas ideologias exóticas influenciaram negativamente os romancistas brasileiros, fazendo-os representar, em suas obras, tipos sociais já extintos quando elas foram escritas.
e) a criança abandonada, personagem central dos três livros, torna-se, na idade adulta, um elemento nocivo à sociedade dos homens de bem.
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– – – – – – – Gabarito das questões sobre “Capitães da Areia” 1 – e 2 – b 3 – a 4 – a 5 – e 6 – d 7 – a  – – – – – – – – É hora de estudar, galera!!
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