Vestibular-Enem: Senhora – José de Alencar – questões
1. ITA-2015 - No romance Senhora, José de Alencar mostra que
A ( ) o dinheiro e a ambição impedem a realização do amor entre Aurélia e Seixas.
B ( ) Aurélia, moça de origem pobre, conquistou o amor de Seixas só porque enriqueceu.
C ( ) o amor de Aurélia teve força suficiente para regenerar o caráter de Seixas.
D ( ) Seixas se regenerou moralmente por si mesmo, independentemente de Aurélia.
E ( ) o meio social corrompeu de uma vez por todas o caráter de Seixas.
2. (UM-SP) - “Alencar retrata a sociedade carioca de época, o Rio do II Reinado, apontando alguns aspectos negativos da vida urbana e dos costumes burgueses. Seus romances giram em torno de intrigas de amor, desigualdades econômicas, mas tudo com final feliz, onde o amor sempre vence.”
Assinale a alternativa que condiz com a afirmação acima:
A. romance histórico – Minas de prata
B. romance urbano – Til
C. romance regional – Cinco minutos
D. romance histórico – O tronco do ipê
E. romance urbano – Senhora
3.(UFV-MG) - A respeito de Senhora, romance de José de Alencar, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
A. Amor verdadeiro redime a mulher de seu orgulho e o homem de seu interesse.
B. Espaço é o Rio de Janeiro, especificamente o Centro, Laranjeiras e Santa Tereza.
C. Narrador é onisciente, de terceira pessoa.
D. Sentimento da natureza, comum aos românticos, faltava ao herói.
E. Não se analisa no romance a psicologia da personagem principal.
4. (FUVEST) LucÃola e Senhora; O Gaúcho, Sertanejo; e o Guarani e As Minas de Prata representam na obra de Alencar, de acordo com os seus conteúdos e seus cenários, romances de tipos, respectivamente:
A. urbanos, regionalistas e pré-históricos;
B. documentais, sociais e histórico-indianistas;
C. europeus, nacionais e indianistas;
D. psicológicos, documentais e folclóricos;
E. realistas, impressionistas e românticos.
5. (PUC) Nos romances Senhora e LucÃola, José de Alencar dá um passo em relação à crÃtica dos valores da sociedade burguesa, na medida em que coloca como protagonistas personagens que se deixam corromper por dinheiro. Entretanto, essa crÃtica se dilui e ele se reafirma como escritor romântico, nessas obras, porque
A. pune os protagonistas no final, levando-os a um casamento infeliz;
B. justifica o conflito dos protagonistas com a sociedade pela diferença de raça: uns, Ãndios idealizados; outros, brasileiros com maneiras européias;
C. confirma os valores burgueses, condenando os protagonistas à morte;
D. resolve a contradição entre o dinheiro e valores morais tornando os protagonistas ricos e poderosos;
E. permite aos protagonistas recuperarem sua dignidade pela força do amor.
6. (UFRGS-2012) - O bloco superior, abaixo, lista quatro tÃtulos de romances e seus respectivos autores; o inferior apresenta resumos de enredo de três desses romances.
Associe corretamente o bloco inferior ao superior.
1 – Senhora, de José de Alencar
2 – Inocência, de Visconde de Taunay
3 – Dom Casmurro, de Machado de Assis
4 – O Mulato, de AluÃsio Azevedo
( ) Moça órfã de pai recebe herança, que lhe permite comprar o marido, sendo a relação
matrimonial marcada pelos atritos entre o casal.
( ) Moça prometida pelo pai a um sertanejo apaixona-se por outro homem e, a partir daÃ, passa a
se sentir dividida entre satisfazer a promessa paterna e entregar-se ao amor.
( ) Moça de origem humilde, depois de um longo namoro, casa-se com seu vizinho, que estava
destinado ao seminário por uma promessa de sua mãe.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) 1 – 2 – 4.
(B) 2 – 1 – 3.
(C) 3 – 4 – 1.
(D) 1 – 2 – 3.
(E) 2 – 1 – 4.
7. (ITA) – Quando comparamos a ficção romântica de José de Alencar com as obras realistas de Machado de Assis, é possÃvel diferenciá-las em muitos pontos, tais como:
I. A ficção romântica, em geral, termina com a união do casal no casamento (como em Senhora, em que a união do casal só se realiza no fim do livro), ao passo que a narrativa realista costuma terminar com a dissolução do casamento (como em Dom Casmurro).
II. Na ficção romântica, é visÃvel que tudo gira em torno do sentimento amoroso (como em Senhora), mas na ficção realista o que se percebe é muito mais erotismo que amor (como em Memórias póstumas de Brás Cubas, em que há o envolvimento adúltero de VirgÃlia e Brás Cubas).
III. Os protagonistas das obras românticas são muito virtuosos (como Peri em O Guarani), já os protagonistas das obras realistas são comuns (como em Dom Casmurro).
IV. As obras românticas são sempre localizadas no passado histórico (como em O Guarani), enquanto as realistas são invariavelmente localizadas no presente (como em Quincas Borba).
Está(ão) correta(s)
A ( ) apenas I, II e III.
B ( ) apenas I, II e IV.
C ( ) apenas I e III.
D ( ) apenas II, III e IV.
E ( ) todas.
8. (PUCRS) – Sobre o romance Senhora e a obra de Alencar, NÃO é
correto afirmar:
A) Em Senhora, Alencar denuncia a futilidade, a mesquinharia
e os valores degradados da burguesia
fluminense, construindo uma personagem que
literalmente compra o marido.
B) No decorrer da narrativa de Senhora, o amor acaba
por vencer os interesses materiais.
C) Senhora apresenta um forte jogo de poder entre
Aurélia e Fernando Seixas.
D) Além de Aurélia, Alencar construiu outras fortes
personagens femininas que circulam em ambientes
urbanos, como Iracema e LucÃola.
E) Alencar produziu uma vasta obra, da qual fazem
parte O sertanejo e O gaúcho, narrativas de cunho
regionalista.
9. (UFSC) -Â UFSC
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o romance Senhora, de José de Alencar.
I. É uma obra cujo enredo concentra-se na história de Anita Garibaldi, e o pano de fundo são os seculares
conflitos brasileiros oriundos das questões agrárias.
II. O modo como é tratada a personagem central permite afirmar que ela é uma heroÃna amalgamada à natureza,
sem os vÃcios e corrupções da sociedade.
III. No último capÃtulo, a orgulhosa Aurélia torna-se submissa segundo os padrões “normais†daquela época.
IV. Fernando ganha dinheiro na bolsa e paga o seu próprio resgate, após o que é resgatado o “santo amor conjugal”.
Estão corretas:
a. I somente
b. II e III somente
c. III e IV somente
d. II e IV somente
e. todas
– – – – – – – – – –
Gabarito de SENHORA:
1. C
2. E
3. E
4. A
5. E
6. D
7. A
8. D
9. C
– – – – – – – – –
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