São Bernardo – Graciliano Ramos – questões – gabarito
Questões sobre o romance “São Bernardo”, abordando aspectos literários e morfossintáticos.
São Bernardo – Questões 1 a 3 – 4 a 9
Texto para as QUESTÕES 01 a 03 – (UEPB – CPCON). Leia este trecho da obra:
Antes de iniciar este livro, imaginei construÃ-lo pela divisão do trabalho.
Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos consentiram de boa vontade em contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais.
Padre Silvestre ficaria com a parte moral e as citações latinas; João Nogueira aceitou a pontuação, a ortografia e a sintaxe; prometi ao Arquimedes a composição tipográfica; para a composição literária convidei Lúcio Gomes de Azevedo Gondim, redator e diretor do Cruzeiro. Eu traçaria o plano, introduziria na história rudimentos de agricultura e pecuária, faria as despesas e poria o meu nome na capa.
[…]
O resultado foi um desastre. Quinze dias depois do nosso primeiro encontro, o redator do Cruzeiro apresentou-me dois capÃtulos datilografados, tão cheios de besteiras que me zanguei:
– Vá para o inferno, Gondim. Você acanalhou o troço. Está pernóstico, está safado, está idiota.
Há lá ninguém que fale dessa forma!
Azevedo Gondim apagou o sorriso, engoliu em seco, apanhou os cacos da sua pequena vaidade e replicou amuado que um artista não pode escrever como fala.
Não pode? Perguntei com assombro. E por quê?
Azevedo Gondim respondeu que não pode porque não pode.
– Foi assim que sempre se fez. A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ninguém me lia.
(RAMOS, Graciliano. São Bernardo. 80. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 9)
QUESTÃO 1
O fragmento acima foi retirado do capÃtulo 1 de “São Bernardoâ€, romance de Graciliano Ramos. De acordo com o fragmento, podemos concluir que
a) a partir da fala do narrador, percebe-se uma visão de mundo não mercadológica, no que se refere à construção da obra literária.
b) não obstante sua proposta pecuniária, e a contribuição coletiva dada à elaboração do livro, a obra foi um sucesso.
c) o narrador defende um modelo de linguagem que eleve a obra literária à condição de arte, já que a mesma deve ser construÃda de forma a
agradar o público.
d) a personagem Azevedo Gondim expressa a mesma visão do narrador, no que se refere à linguagem que deve ser empregada na
construção da obra literária, quando afirma “A literatura é a literaturaâ€.
e) ao afirmar que a construção do livro seria feita pela divisão do trabalho, o narrador mostra sua proposta capitalista ao dividir as tarefas,
atribuindo, espertamente a autoria da obra para si.
QUESTÃO 2
Na narrativa de São Bernardo, ficam evidentes duas visões diferentes acerca da composição de uma obra literária. Na concepção
defendida por Azevedo Gondim, o escritor deve se preocupar em compor um texto
a) em linguagem culta, dentro dos padrões gramaticais, já que o mesmo deve se tornar incompreensÃvel para os leitores, por compor um
texto especial.
b) predominantemente coloquial, uma vez que a literatura deve apresentar uma linguagem acessÃvel ao público.
c) bem elaborado e solene, como deve ser uma obra literária.
d) de caráter regionalista, como estratégia artÃstica de expressão das marcas orais dos falantes.
e) de linguagem técnica, por fazer parte de um grupo de falantes especÃficos, de cunho profissionalizante.
QUESTÃO 3
De acordo com o Dicionário da LÃngua Portuguesa “Aurélio†– em sua 9ª edição, “sujeito†significa “…Termo da oração a respeito do
qual se anuncia alguma coisa e com o qual o verbo concordaâ€.
Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre os variados tipos de sujeito, indique, dentre os enunciados abaixo, retirados
do texto de São Bernardo, apenas aquele que apresenta um caso de oração sem sujeito:
a) “um artista não pode escrever como fala.â€
b) “O resultado foi um desastreâ€
c) “Se eu fosse escrever como falo, ninguém me lia.â€
d) “Há lá ninguém que fale dessa forma!â€
e) “…apresentou-me dois capÃtulos datilografados…â€
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Gabarito:
1 – e
2 – c
3 – d
Veja mais questões sobre “São Bernardo” – 4 a 9
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