Enem: Questões de Linguagens e Códigos – LÃngua Portuguesa – Literatura
1. (Enem 2013)
Mal secreto
Se a cólera que espuma, a dor que mora N’alma,
e destrói cada ilusão que nasce,
Tudo o que punge, tudo o que devora
O coração, no rosto se estampasse;
Se se pudesse, o espÃrito que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!
Quanta gente que ri, talvez, consigo
Guarda um atroz, recôndito inimigo,
Como invisÃvel chaga cancerosa!
Quanta gente que ri, talvez existe,
Cuja ventura única consiste
Em parecer aos outros venturosa!
CORREIA, R. In: PATRIOTA, M. Para compreender Raimundo Correia. BrasÃlia: Alhambra, 1995.
Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na condução temática, o soneto de
Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoções do indivÃduo são julgadas em sociedade. Na concepção
do eu lÃrico, esse julgamento revela que
A. a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivÃduo a agir de forma dissimulada.
B. o sofrimento Ãntimo torna-se mais ameno quandocompartilhado por um grupo social.
C. a capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja.
D. o instinto de solidariedade conduz o indivÃduo a apiedar-se do próximo.
E. a transfiguração da angústia em alegria é um artifÃcio nocivo ao convÃvio social.
2. (Enem 2013)
Olá! Negro
Os netos de teus mulatos e de teus cafuzos
e a quarta e a quinta gerações de teu sangue sofredor
tentarão apagar a tua cor!
E as gerações dessas gerações quando apagarem
a tua tatuagem execranda,
não apagarão de suas almas, a tua alma, negro!
Pai-João, Mãe-negra, Fulô, Zumbi,
negro-fujão, negro cativo, negro rebelde
negro cabinda, negro congo, negro ioruba,
negro que foste para o algodão de USA
para os canaviais do Brasil,
para o tronco, para o colar de ferro, para a canga
de todos os senhores do mundo;
eu melhor compreendo agora os teus blues
nesta hora triste da raça branca, negro!
Olá, Negro! Olá, Negro!
A raça que te enforca, enforca-se de tédio, negro!
LIMA, J. Obras completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958 (fragmento).
O conflito de gerações e de grupos étnicos reproduz, na visão do eu lÃrico, um contexto social assinalado por
A. modernização dos modos de produção e consequente enriquecimento dos brancos.
B. preservação da memória ancestral e resistência
negra à apatia cultural dos brancos.
C. superação dos costumes antigos por meio da
incorporação de valores dos colonizados.
D. nivelamento social de descendentes de escravos e de
senhores pela condição de pobreza.
E. antagonismo entre grupos de trabalhadores e lacunas
de hereditariedade.
3. (Enem 2013)
Até quando?
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aà que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aà que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo)
Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).
As escolhas linguÃsticas feitas pelo autor conferem ao texto
A. caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.
B. cunho apelativo, pela predominância de imagens
metafóricas.
C. tom de diálogo, pela recorrência de gÃrias.
D. espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.
E. originalidade, pela concisão da linguagem.
4. (Enem – 2016)
Casamento
Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como “este foi difÃcilâ€
“prateou no ar dando rabanadasâ€
e faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.
PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.
O poema de Adélia Prado, que segue a proposta moderna de tematização de fatos cotidianos,
apresenta a prosaica ação de limpar peixes na qual a voz lÃrica reconhece uma
A. expectativa do marido em relação à esposa.
B. imposição dos afazeres conjugais.
C. disposição para realizar tarefas masculinas.
D. dissonância entre as vozes masculina e feminina.
E. forma de consagração da cumplicidade no casamento.
5. (Enem – 2016)
O bonde abre a viagem,
No banco ninguém,
Estou só, stou sem.
Depois sobe um homem,
No banco sentou,
Companheiro vou.
O bonde está cheio,
De novo porém
Não sou mais ninguém.
ANDRADE, M. Poesias completas. Belo Horizonte: Vila Rica, 1993.
O desenvolvimento das grandes cidades e a consequente concentração populacional nos centros urbanos geraram mudanças importantes no comportamento dos indivÃduos em sociedade. No poema de Mário de Andrade, publicado na década de 1940, a vida na metrópole aparece representada pela contraposição entre
A. a solidão e a multidão.
B. a carência e a satisfação.
C. a mobilidade e a lentidão.
D. a amizade e a indiferença.
E. a mudança e a estagnação.
6. (Enem -2016)
Apesar de
Não lembro quem disse que a gente gosta de uma pessoa não por causa de, mas apesar de. Gostar daquilo que é gostável é fácil: gentileza, bom humor, inteligência, simpatia, tudo isso a gente tem em estoque na hora em que conhece uma pessoa e resolve conquistá-la. Os defeitos ficam guardadinhos no primeiro dia e só, então, com a convivência, vão saindo do esconderijo e revelando-se no dia a dia. Você então descobre que ele não é apenas gentil e doce, mas também um tremendo casca-grossa quando trata os próprios funcionários. E ela não é apenas segura e determinada, mas uma chorona que passa 20 dias por mês com TPM. E que ele ronca, e que ela diz palavrão demais, e que ele é supersticioso por bobagens, e que ela enjoa na estrada, e que ele não gosta de criança, e que ela não gosta de cachorro, e agora? Agora, convoquem o amor para resolver essa encrenca.
MEDEIROS, M. Revista O Globo, n. 790, 12 jun. 2011 (adaptado).
Há elementos de coesão textual que retomam informações no texto e outros que as antecipam. Nos trechos, o elemento de coesão sublinhado que antecipa uma informação do texto é
A .“Gostar daquilo que é gostável é fácil […]â€.
B. “[…] tudo isso a gente tem em estoque […]â€.
C. “[…] na hora em que conhece uma pessoa […]â€.
D. “[…] resolve conquistá-la.â€
E. “[…] para resolver essa encrenca.â€
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Gabarito das questões de linguagens  e códigos:
1. A
2. B
3. D
4. E
5. A
6. A
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