Iracema – José de Alencar – Vestibular – Questões sobre o livro
Questões sobre a obra em geral de José de Alencar
Questões sobre o romance IRACEMA:
1. (USP) O Ãndio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é:
- retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e cientÃfica.
- idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
- pretexto episódico para descrição da natureza.
- visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
- representado como um primitivo feroz e de maus instintos.
- Iracema, Ubirajara, Inocência
- O guarani, Iracema, A escrava Isaura
- A Moreninha, Iracema, LucÃola
- Memórias de um sargento de milÃcias, O Guarani, O tronco do ipê
- Ubirajara, O guarani, Iracema.
- Iracema – Ubirajara – O Sertanejo
- As Minas de Prata – Til – O Sertanejo
- LucÃola – A Pata da Gazela – Ubirajara
- Ubirajara – Senhora – Til
- Ubirajara – Iracema – O Guarani
- relacionamento entre Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
- Iracema é descrita de uma forma idealizante, comparada com elementos da natureza, caracterÃstica própria do Romantismo.
- personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictÃcia.
- Moacir, que em tupi quer dizer “filho da dorâ€, é levado por Martim para a Europa.
- romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente.
- fixou um dos mais caros modelos da sensibilidade brasileira, o do Ãndio ideal, principalmente pelo fato de ter focalizado o indÃgena sempre em seu habitat, longe do contato com outras raças, como em O Guarani e Iracema.
- foi sensÃvel ao drama vivido pelo homem numa sociedade burguesa – a necessidade de obter dinheiro e a de preservar a integridade da vida do espÃrito – e deu a esse conflito o tratamento que determinou sua ruptura definitiva com o idealismo do escritor romântico, como se vê em LucÃola e em Senhora.
- fez-se presente nos três tipos em que se manifestou a ficção da época – determinados pelo espaço em que se desenvolve a narrativa: cidade, campo, selva –, de que são exemplos LucÃola, O Sertanejo e Iracema.
- dotou os protagonistas, nos romances heroicos (O Sertanejo, O Guarani)Â de caracterÃsticas ideais, mas, subordinando-os aos acontecimentos da vida corrente, obrigou-os a cometerem atos degradantes.
- foge, num aspecto, do que era uma tendência da ficção romântica, o interesse pelo passado, quer do indivÃduo, quer da nação, pois voltou-se apenas para a observação da realidade contemporânea, como em LucÃola e Senhora.
- Ficou tÃmida e quieta como a ave que pressente a borrasca no horizonte.= Iracema entrega-se a Martim.
- Iracema preparou as tintas. O chefe, embebendo as ramas da pluma, traçou pelo corpo os riscos vermelhos e pretos, que ornavam a grande nação pitiguara.= O chefe pinta Martim, preparando-o para o combate com os tabajaras.
- Iracema, sentindo que se lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro.= Iracema prepara-se para dar à luz a Moacir.
- O guerreiro branco é hóspede de Araquém. A paz o trouxe aos campos de Ipu, a paz o guarda.Quem ofende o estrangeiro ofende o Pajé.
= Iracema protege Martim da fúria de Irapuã.
- Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra, sua vista perturba-se.= Martim aparece pela primeira vez a Iracema, que saÃa do banho.
de José de Alencar, e responda ao que se pede.
Iracema o amor. No meio destes caracteres distintos e animados, a amizade é
simbolizada em ……. . Entre os indÃgenas a amizade não era este sentimento,
que à força de civilizar-se, tornou-se raro; nascia da simpatia das almas,
avivava-se com o perigo, repousava na abnegação recÃproca; ……. e ……. são
os dois amigos da lenda, votados à mútua estima e ao mútuo sacrifÃcioâ€.
respectivamente, pelos nomes das seguintes personagens de Iracema:
e) Irapuã, Araquém, Poti, Poti, Martim.8. (FUVEST 2009)
“[…] escreveu o que é mais poema Que romance, e poema menos Que um mito, melhor que Vênus.â€
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9. (UFSC 2011)
(FUVEST – 2017) TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 10 a 12
Nasceu o dia e expirou.
Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente.
Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores.
Iracema recosta-se langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saÃ, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro.
José de Alencar, Iracema.
10. Atente para as seguintes afirmações, extraÃdas e adaptadas de um estudo do crÃtico Augusto Meyer sobre José de Alencar:
I. “Nesta obra, assim como nos ‘poemas americanos’ dos nossos poetas, palpita um sentimento sincero de distância poética e exotismo, de coisa notável por estranha para nós, embora a rotulemos como nativa.â€
II. “Mais do que diante de um relato, estamos diante de um poema, cujo conteúdo se concentra a cada passo na magia do ritmo e na graça da imagem.â€
III. “O tema do bom selvagem foi, neste caso, aproveitado para um romance histórico, que reproduz o enredo tÃpico das narrativas de capa e espada, oriundas da novela de cavalaria.â€
É compatÃvel com o trecho de Iracema aqui reproduzido, considerado no contexto dessa obra, o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
11 . No texto, corresponde a uma das convenções com que o Indianismo construÃa suas representações do indÃgena
a) o emprego de sugestões de cunho mitológico compatÃveis com o contexto.
b) a caracterização da mulher como um ser dócil e desprovido de vontade própria.
c) a ênfase na efemeridade da vida humana sob os trópicos.
d) o uso de vocabulário primitivo e singelo, de extração oral-popular.
e) a supressão de interdições morais relativas às práticas eróticas.
12. É correto afirmar que, no texto, o narrador
a) prioriza a ordem direta da frase, como se pode verificar nos dois primeiros parágrafos do texto.
b) usa o verbo “correr†(2º parágrafo) com a mesma acepção que se verifica na frase “Travam das armas os rápidos guerreiros, e correm ao campo†(também extraÃda do romance Iracema).
c) recorre à adjetivação de caráter objetivo para tornar a cena mais real.
d) emprega, a partir do segundo parágrafo, o presente do indicativo, visando dar maior vivacidade aos fatos narrados, aproximando-os do leitor.
e) atribui, nos trechos “aqui lhe sorri†e “lhe entram n’almaâ€, valor possessivo ao pronome “lheâ€.
Gabarito das questões sobre Iracema:
6 – b
7 – e
8 – b
9 – c , f
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É hora de estudar, galera!!
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