Vestibular – Literatura – Modernismo – Questões 181 a 200
181. (PUC-RS) O conjunto de novelas de João Guimarães Rosa, publicado em 1956, aparece sob o tÃtulo:
- Corpo de baile.
- Sagarana.
- Primeiras estórias.
- Estas estórias.
- Grande sertão: veredas.
182. (FUVEST-SP)
“Será que eu enriqueceria este relato se usasse alguns difÃceis termos técnicos? Mas aà que está: esta história não tem nenhuma técnica, nem de estilo, ela é ao deus-dará. Eu que também não mancharia por nada deste mundo com palavras brilhantes e falsas uma vida parca como a da datilógrafa.”
(Clarice Lispector, A hora da estrela)
Em A hora da estrela, o narrador questiona-se quanto ao modo e, até, à possibilidade de narrar a história. De acordo com o trecho acima, isso deriva do fato de ser ele um narrador:
- iniciante, que não domina as técnicas necessárias ao relato literário.
- pós-moderno, para quem as preocupações de estilo são ultrapassadas.
- impessoal, que aspira a um grau de objetividade máxima ao relato.
- objetivista, que se preocupa apenas com a precisão técnica do relato.
- autocrÃtico, que percebe a inadequação de um estilo sofisticado para narrar a vida popular.
183. (UEBA)Â Leia atentamente os trechos abaixo:
- Poeta modernista da 3a Geração, criou uma “poesia substantiva” em que da palavra se retiram os resÃduos sentimentais. É autor do antológico poema Morte e vida severina.
- Ficcionista da Geração de 45 do Modernismo brasileiro, criou uma obra com timbre personalÃssimo em que se destacam o uso intensivo da metáfora insólita, a entrega ao fluxo da consciência e a ruptura com o enredo factual. Entre tantos, escreveu Laços de famÃlia.
Estamos falando, respectivamente, de:
- João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector
- Carlos Drummond de Andrade e CecÃlia Meireles.
- Murilo Mendes e Rachel de Queiroz.
- Jorge de Lima e LÃgia Fagundes Telles.
- VinÃcius de Moraes e Adélia Prado.
184. (F. Objetivo-SP)Â Considere o texto:
“Posições do corpo
Sob o azulsubsol
sobre o azulsubsolo
subazul”
(Cassiano Ricardo)
Todas as caracterÃsticas que seguem encontram-se no poema acima, exceto:
- aproveitamento do espaço concreto, em que a palavra se dimensiona visualmente.
- presença de sintaxe antidiscursiva, suprimidos os elementos de ligação tradicionais da frase.
- incorporação de temas e formas do folclore, numa aproximação com ufanismo romântico.
- tendência à criação vocabular, à sintaxe apurada e à maior concisão de linguagem.
- técnica da repetição, como elemento decisivo para a fixação da mensagem nuclear do poema.
185. (FESP-PE)Â Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Coluna 1
1. Clarice Lispector
2. Osman Lins
3. CecÃlia Meireles
4. Rachel de Queiroz
5. Erico Verissimo
Coluna 2
( ) Painel épico da formação da civilização gaúcha. O tempo e o vento é um clássico que consagrou o nome do seu autor como um dos grandes romancistas brasileiros.
( ) Escreveu Romanceiro da Inconfidência; “sua linguagem é simples e acessÃvel”; preocupa-se com o tempo, com a solidão e o sentimento.
( )O romance A rainha dos cárceres da Grécia demonstra que o seu autor tendeu tanto para a ficção como para o ensaio.
( ) Em A paixão segundo G.H., analisa uma figura profundamente interessada na sua inter-relação com o cosmo.
( )Chico Bento, D. Inácia, Cordulina são personagens de um dos seus conhecidos romances, e que figura na literatura brasileira regionalista como um dos mais lidos.
A seqüência obtida é:
- 3, 1, 4, 5, 2.
- 1, 5, 2, 4, 3.
- 5, 3, 2, 1, 4.
- 3, 1, 4, 2, 5.
- 4, 2, 5, 3, 1.
186. (USC) As obras de Clarice Lispector e CecÃlia Meireles têm em comum:
- a forma literária utilizada para manifestarem-se.
- a abordagem da problemática humana a nÃvel profundo.
- o fato de se destinarem também ao público infantil.
- a não filiação radical a nenhuma das correntes modernistas.
- a predominância da narrativa introspectiva.
187. (F. Objetivo-SP) O Concretismo, movimento revolucionário na década de 50, que se opôs ao formalismo da poesia brasileira, teve como criadores:
- Décio Pignatari, Carlos Drummond de Andrade e Raul Bopp.
- Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos.
- Augusto de Campos, CecÃlia Meireles e Cassiano Ricardo.
- Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Guilherme de Almeida.
- João Cabral de Melo Neto, Cassiano Ricardo e Carlos Drummond de Andrade.
188. (Carlos Chagas-BA) O apelo ao ideograma, ou apenas ao processo ideogramático de composição, a substituição do artesanato pela utilização de elementos plásticos e visuais, enfim, a desvinculação em relação à sintaxe, o poema de duas ou três palavras, reduziram, porém, ao extremo a área lingüÃstica.
Estas palavras problematizam:
- a poética de vanguarda, representada pela poesia concreta da década de 50.
- a poesia modernista de 22, de que é particular exemplo o poema-piada.
- a poesia da geração de 45, universalizante e de apurado esmero formal.
- a poética da geração de 30, de temática social e linguagem discursiva.
- a poesia do pré-modernismo, oscilante entre as formas tradicionais e as inovadoras.
189. (ITA-SP) Decretando o fim do verso e abolindo (a) (o) ….., esses vanguardistas procuram elaborar novas formas de comunicação poética em que predomine o aspecto material do signo, de acordo com as transformações ocorridas na vida moderna. Nesse sentido, (a) (o) ….. explora basicamente (a) (o) ….., jogando com formas, cores, decomposição e montagem das palavras, etc., criando estruturas que se relacionam visualmente.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas.
- sintaxe tradicional, concretismo, significante.
- metrificação, poesia-práxis, significado
- lirismo, poema-processo, concreto
- versificação, neoconcretismo, sonoridade
- sintaxe, bossa nova, ritmo.
190. (F.C. Chagas-Ba) Peça de Nélson Rodrigues que se desenvolve em diferentes planos: o da vida real, concreta, objetiva; o da vida da imaginação, desregrada, liberta. Consiste no que se pode chamar de “tragédia da memória” e afirmou-se como um marco do teatro moderno brasileiro. Trata-se de:
- Ãlbum de famÃlia
- A falecida.
- Vestido de noiva.
- Navalha na carne.
- Beijo no asfalto.
191. (F.C. Chagas-BA)
“… a composição de elementos básicos de linguagem organizados ótico-acusticamente no espaço gráfico por fatores de proximidade e semelhança, como uma espécie de ideologia para uma dada emoção, visando à apresentação direta – presentificação – do objeto.” Um poeta identificado com a filosofia desse movimento estético é:
- João Cabral de Melo Neto.
- Paulo Mendes Campos.
- Décio Pignatari.
- Geir Campos.
- n.d.a.
192. (F.C. Chagas-BA)Â A pergunta anterior refere-se a qual corrente de vanguarda da literatura brasileira?
- poesia-práxis
- concretismo
- anarco-abstratismo
- anarco-antropofágico
- poema-processo
193. (UCP-PR) Relacione autor e obra, colocando entre parênteses o número correspondente ao autor:
(1) Guimarães Rosa
(2) Dalton Trevisan
(3) Lins do Rego
(4) Erico VerÃssimo
(5) Jorge Amado
( )Â Menino de engenho
( )Â Cacau
( )Â Olhai os lÃrios do campo
( ) Grande sertão: veredas
( )Â O vampiro de Curitiba
- 3 – 5 – 4 – 1 – 2
- 5 – 3 – 4 – 1 – 2
- 4 – 5 – 3 – 1 – 2
- 4 – 5 – 2 – 3 – 1
- 1 – 3 – 2 – 4 – 5
194. (VUNESP)
“A passagem estreita fora pela barata difÃcil, e eu me havia esgueirado com nojo através daquele corpo de cascas e lama. E terminara, também eu toda imunda, apor desembocar através dela para o meu passado que era o meu contÃnuo presente e o meu futuro contÃnuo.”
A quebra da narração tradicional pelo fluxo de consciência – em que os acontecimentos se ligam ou por meio das emoções ou por uma contigüidade estabelecida pelo subconsciente – e o uso reiterado de imagens incomuns na ficção ortodoxa caracterizam, conforme o texto acima sugere, a prosa de:
- Jorge Amado, em que o cotidiano se vê reconstruÃdo pela intensa visão lÃrica.
- Graciliano Ramos, que busca captar uma feroz realidade social.
- Erico Verissimo, transformada em crônica de costumes da pequena burguesia gaúcha.
- Clarice Lispector, de sondagem do eu, da existência, de especulação metafÃsica.
- Lima Barreto, que observa os desmazelos sociais a que estava submetido o homem do inÃcio do século.
195. (FCMSCSP) Transcreve-se um poema de José Lino Grünewald:
“Forma
Reforma
Disforma
Transforma
Conforma
Informa
Forma”
Este é um poema escrito dentro dos princÃpios do Concretismo, movimento poético brasileiro da década de 50, neste século XX.
Escrevemos, a seguir, que no Concretismo:
I. a poesia não fica apenas no âmbito do consumo auditivo.
II. à noção de poesia se incorpora um novo elemento: o visual.
III. o apelo à comunicação não-verbal exerce papel fundamental.
Escreveu-se corretamente em:
- I e II apenas.
- I e III apenas.
- II e III apenas.
- I, II e III.
- nenhuma das frases.
196. (FCMSCSP) Sobre o mesmo Concretismo referido no enunciado da questão anterior, está errado afirmar que ele:
- baseou-se, em sua formulação teórica, nos ensinamentos de Mallarmé, Pound e Joyce.
- teria semelhanças, ou seria comparável ao movimento denominado Pau-Brasil, de 30 anos antes.
- a brevidade e a concisão de seus poemas retomam a linha evolutiva do poema-minuto, de Oswald de Andrade, na década de 20.
- Mário de Andrade foi figura poética de proa e lÃder do movimento.
- indiscutivelmente poético, o Concretismo, se não atingiu a prosa, pelo menos influenciou a música e a pintura.
197. (PUCSP) Alguns cronistas se notabilizaram pelo uso de certos recursos que caracterizassem mais facilmente os dados de sua realidade cotidiana. A criação de tipos humanos foi um desses meios. Assim, figuras como Primo Altamirando, Rosamundo, Osvaldo, Tia Zulmira são personagens que aparecem, freqüentemente, nas crônicas de:
- Rubem Braga
- Fernando Sabino
- Paulo Mendes Campos
- Nélson Rodrigues
- Stanislaw Ponte Preta.
198. (UA-AM) Expoentes da dramaturgia brasileira, Nélson Rodrigues, Oduvaldo Vianna Filho, Dias Gomes e Jorge Andrade produziram, respectivamente:
- Vestido de noiva, Rasga coração, O pagador de promessas e Os ossos do barão.
- Ópera do malandro, O assalto, O santo inquérito e O abajur lilás.
- Quando as máquinas param, O auto da compadecida, Ãlbum de famÃlia e O rei de Ramos.
- Toda nudez será castigada, Navalha na carne, A moratória e Gota d’água.
199. (UCPR) A reação contra a poesia discursiva, a valorização de elementos visuais (espaços em branco, letras, tipos, etc.), o isolamento da palavra, constituem, entre outras, a preocupação do:
- Concretismo
- Futurismo.
- Impressionismo.
- Simbolismo.
- Romantismo.
(F. Objetivo-SP) Os textos I e II, a seguir, referem-se à questão seguinte.
Texto I
de sol a sol
soldado
de sal a sal
salgado
de sova a sova
sovado
de suco a suco
sugado
de sono a sono
sonado
sangrada
de sangue a sangue
(Haroldo de Campos)
Texto II
negócio
ego
ócio
cio
O
(José Paulo Paes, “Epitáfio para um banqueiro”)
200. (F.Objetivo-SP) Sobre os textos I e II, só não se pode verificar:
- a presença de uma linguagem enfática e declamatória.
- a decomposição da palavra e a exploração das camadas do significante.
- a freqüência de assonâncias e repetições de palavras ou fonemas.
- a associação do aspecto visual aos demais aspectos da linguagem (fônicos e morfossintáticos).
- a utilização de processos que visam a atingir e a explorar o som, a letra impressa, a linha, a superfÃcie da página e outros elementos materiais do significante.
Gabarito – Modernismo – Questões de 181 a 200
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