Vestibular: Questões de Literatura com gabarito – Romantismo – questões 135 a 149
Ãndice das questões de Literatura
Romantismo – Questões 135 a 149
135. (VUNESP-SP)Â Costuma-se dizer que as obras inauguradas do Romantismo em Portugal e no Brasil foram, respectivamente:
- poema Camões e O Guarani.
- Primo BasÃlio e Suspiros Poéticos e Saudades.
- poema Camões e Suspiros Poéticos e Saudades.
- Folhas CaÃdas e Iracema.
- A Moreninha e A Escrava Isaura.
136. (PUC-RS)
“Já de morte o palor me cobre o rosto
Nos lábios meus o alento desfalece.
Surda agonia o coração fenece
E devora meu ser mortal desgosto!
do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… Já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”
A relação mórbida com a morte demonstra que parte da poesia de Ãlvares de Azevedo prende-se ao:
- idealismo amoroso.
- saudosismo inconformado.
- misticismo religioso.
- negativismo filosófico.
- mal do século.
137. (PUC-RS)
“sou como a pomba e como as vozes dela
É triste o meu cantar;
– Flor dos trópicos – cá na Europa fria
Eu definho corando noite e dia
Saudades do meu lar.”
A estrofe acima salienta uma das linhas da reduzida temática da poesia de Casimiro de Abreu que é a:
- vida familiar.
- paisagem nativa.
- saudade da pátria.
- ternura sonhadora.
- timidez amorosa.
138. (UFU-MG) Sobre o movimento romântico brasileiro, é incorreto afirmar que:
- Gonçalves Dias foi um dos fundadores da revista Guanabara que, juntamente com Niterói, teve papel importante na divulgação e consolidação das primeiras manifestações românticas no Brasil.
- Em termos de história da literatura brasileira, poemas como os Timbiras e romances como Iracema são obras pioneiras quanto ao fato de abordarem o Ãndio como figura temática.
- As Sextilhas de Frei Antão, de Gonçalves Dias, retomam a temática medieval, inserindo-se numa das vertentes do movimento romântico.
- Em relação ao Arcadismo, a produção poética romântica é marcada por maior liberdade rÃtmica, como se nota em I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.
- gênero épico, anteriormente trabalhado por BasÃlio da Gama e Santa Rita Durão, sobrevive no Romantismo fortemente associado ao sentimento nacionalista.
139. (UM-SP) A afirmação: “Enquanto, na Europa, os escritores voltavam-se para os tempos da Idade Média, valorizando os heróis que ajudaram a libertar e construir suas nações, no Brasil desenvolveu-se o Indianismo”, que é uma das formas significativas assumidas pelo:
- nacionalismo realista
- sentimentalismo romântico
- sentimentalismo realista
- nacionalismo romântico
- realismo naturalista
140. (F.C.CHAGAS-BA)
“É bela a noite, quando grave estende
Sobre a terra dormente o negro manto
De brilhantes estrelas recamado;
Mas nessa escuridão, nesse silêncio
Que ele consigo traz, há um quê de horrÃvel
Que espanta e desespera e geme n’alma;
Um quê de triste que nos lembra a morte!”
Os versos acima:
- ilustram a caracterÃstica romântica da projeção do estado de espÃrito do poeta nos elementos da natureza.
- exemplificam a caracterÃstica romântica do pessimismo, mal-do-século, que vê na natureza algo nefando, capaz de matar o poeta.
- exploram a caracterÃstica romântica do sentimentalismo amoroso, que vê em tudo a tragédia do amor não correspondido.
- apontam a caracterÃstica romântica do nacionalismo, que valoriza a paisagem de nossa terra.
- apresentam a caracterÃstica romântica do descritivismo, capaz de valorização exagerada da natureza.
141. (FUVEST-SP)
“Já de morte o palor me cobre o rosto
Nos lábios meus o alento desfalece.
Surda agonia o coração fenece
E devora meu ser mortal desgosto!”
Neste fragmento, pertencente a um poema de Ãlvares de Azevedo, notam-se as caracterÃsticas de qual tendência romântica?
- mal-do-século
- bucolismo
- poesia condoreira
- nacionalismo
- indianismo
142. (UFPE) A respeito de I-Juca Pirama, o belo poema de Gonçalves Dias, podemos afirmar:
- Trata-se de um poema lÃrico, onde não se percebem momentos de intensa dramaticidade.
- Não há multiplicidade de ritmos e metros, caracterizando sua monotonia formal.
- Trata-se de um poema intensamente autobiográfico.
- Desenvolve o forte amor platônico de Lindóia.
- Trata-se de um poemeto épico, onde o indianismo é exaltado.
143. (UCPR) Suspiros poéticos e saudades, Memórias póstumas de Brás Cubas, O mulato são, respectivamente, obras que marcam, no Brasil, a introdução dos seguintes movimentos literários:
- Romantismo, Simbolismo, Modernismo
- Romantismo, Realismo, Naturalismo
- Realismo, Simbolismo, Naturalismo
- Realismo, Modernismo, Parnasianismo
- Modernismo, Parnasianismo, Simbolismo
144. (UFSCar-SP) Assinale a opção que melhor preencha a lacuna existente no seguinte texto:
“Segundo a interpretação de Karl Mannehim, o ….. expressa os sentimentos dos descontentes com as novas estruturas: a nobreza, que já caiu, e a pequena burguesia que ainda não subiu: de onde, as atitudes saudosistas ou reivindicatórias que pontuam todo o movimento.”
- Realismo
- Romantismo
- Modernismo
- Impressionismo
- Arcadismo
(FUVEST-SP) Texto para as questões 145 e 146.
“Podemos gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, poetas superiores a ele; mas a ele só nos é dado amar ou repelir. Sentiu e concebeu demais, escreveu em tumulto, sem exercer devidamente o senso crÃtico, que possuÃa não obstante mais vivo do que qualquer poeta romântico, excetuado Gonçalves Dias. Mareiam a sua obra poemas sem relevo nem músculo, versalhada que escorre desprovida de necessidade artÃstica. O que resta, porém, basta não só para lhe dar categoria, mas, ainda, revelar a personalidade mais rica da geração.”
(Antonio Candido, Formação da literatura brasileira)
145. (FUVEST-SP) Com relação a gostar e amar ou repelir, podemos depreender que:
- gostar de não pressupõe, no texto, nenhuma diferença quanto a amar.
- é possÃvel gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, mas não se pode apreciar o autor não nomeado.
- amor ou repulsa implicam envolvimento mais afetivo que racional.
- se gosta de Castro Alves ou Gonçalves Dias porque são superiores ao autor em questão.
- se ama ou se repele o autor não citado por ele ser inferior aos dois citados.
146. (FUVEST-SP) Assinale a expressão que melhor denota o juÃzo pejorativo de Antonio Candido acerca de boa parte da poesia do autor não nomeado.
- “a ele só nos é dado (…) repelir”
- “sentiu e concebeu demais”
- “escreveu em tumulto”
- “versalhada”
- “o que resta”
147. (UM-SP)
“Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura… se é verdade
Tanto horror perante os céus…
Ó mar! por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?…
Astros! noite! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!…”
(Castro Alves)
Aponte a alternativa incorreta sobre o texto.
- Os versos 3 e 4 constituem o objeto direto do verbo dizer e, pela antÃtese, expressam o desespero do poeta.
- vocativo do verso 1 é retomado em toda a estrofe, por meio de outros vocativos, no mesmo tom de protesto grandiloqüente.
- Ao lado de Deus, na seqüência dos vocativos, estão as forças grandiosas da natureza, como o mar, os astros, a noite, as tempestades e, num desespero crescente do poeta, o tufão.
- Este borrão, objeto direto do verbo apagar, constitui uma metáfora de algo vergonhoso que recupera e aprofunda o horror do verso 4.
- No apelo desesperado do poeta, as grandiosas forças da natureza não são personificadas, mas, sim, coisificadas nos vocativos que as representam.
148. (FUVEST-SP) Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Ãlvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia romântica:
- pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.
- repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura européia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.
- constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
- refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos.
- cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da Antigüidade clássica, representadas por suas ruÃnas.
149. (ITA-SP)
“A moça agitou então a fronte com uma vibração altiva:
– Mas o senhor não me abandonou pelo amor de Adelaide e sim pelo seu dote, um mesquinho dote de trinta contos! […] Desprezasse-me embora, mas não descesse da altura em que o havia colocado dentro da minha alma. Eu tinha um Ãdolo; o senhor abateu-o de seu pedestal, e atirou-o no pó. Essa degradação do homem a quem eu adorava, eis o seu crime.”
O excerto acima é do romance ….., cujas personagens principais são …. e …. .
- Memórias de um sargento de milÃcias/ Luisinha e Leonardo
- A escrava Isaura/ Isaura e Ãlvaro
- Senhora/ Aurélia e Fernando
- A Moreninha/ Carolina e Augusto
- Memórias póstumas de Brás Cubas/ VirgÃlia e o narrador (Brás Cubas).
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