Vestibular: Questões de Literatura – Arcadismo – 31 a 40
31. (UFJR-adaptada) Leia com atenção o texto de Manuel Maria Barbosa du Bocage, a seguir:
Chorosos versos meus desentoados,
Sem arte, sem beleza e sem brandura,
Urdidos pela mão da Desventura.
Pela baça Tristeza envenenados:
Vede a luz, não busqueis, desesperados,
No mundo esquecimento e sepultura:
Se os ditosos vos lerem sem ternura,
Ler-vos-ão com ternura os desgraçados.
Não vos inspire, ó versos, cobardia,
Da sátira mordaz o furor louco,
De maldizente voz a tirania:
Desculpa tendes, se valeis tão pouco,
Que não pode cantar com melodia
Um peito, de gemer cansado e rouco.
Sobre o soneto acima é correto afirmar
- amor é apresentado de maneira controlada, de acordo com os princÃpios do racionalismo e equilÃbrio que orientavam a criação poética do Arcadismo.
- texto demonstra que Bocage, apesar de pertencer à Arcádia Lusitana, ultrapassa os limites do Arcadismo e antecipa caracterÃsticas da inspiração poética do Romantismo.
- poeta se identifica com os bem-aventurados e solicita a piedade do leitor para com os seus versos.
- a emoção não interfere na elaboração artÃstica.
- sabe-se que Bocage foi um árcade rebelde; pertenceu à Nova Arcádia, mas foi expulso dela. O soneto em questão apresenta caracterÃsticas formais neo-clássicas e, quanto ao conteúdo, antecipa o sentimentalismo romântico.
32. (CEETPS) Bucolismo; vida simples; refúgio na natureza; pastores, retomada de valores da antigüidade clássica greco-latina. Essas expressões caracterizam:
- a poesia romântica, cuja expressão primeira no Brasil, está na “Canção do ExÃlio” de Gonçalves Dias.
- a prosa naturalista, representada pelas obras de AluÃsio Azevedo.
- a prosa modernista, especialmente o romance MacunaÃma, de Mário de Andrade.
- Parnasianismo, cuja expressão máxima está na poesia de Olavo Bilac.
- a poesia do Arcadismo, de que são representantes Cláudio Manuel da Costa e Thomás Antônio Gonzaga.
33. (CENTEC-BAHIA) Assinale a alternativa correta.
“Minha bela MarÃlia, tudo passa;
a sorte deste mundo é mal segura;
se vem depois dos males a ventura,
vem depois dos prazeres a desgraça.
Estão os mesmos deuses
sujeitos ao poder do Ãmpio fado:
Apolo já fugiu do céu brilhante,
já foi pastor de gado.”
A única idéia não expressa pelo poeta, nesse texto, é:
- a vida é breve e a felicidade inconstante.
- os prazeres da vida vêm, sempre, seguidos da desventura.
- os homens e os deuses estão sujeitos às mesmas leis.
- destino determina a existência humana.
- a existência é considerada sob o prisma da religiosidade.
34. (UFRS) Considere as seguintes afirmações.
Sua obra foge dos artificialismos pastoris comuns ao Arcadismo, destacando-se nela o poema épico “O Uraguai”, que trata da guerra entre portugueses, espanhóis e indÃgenas nos Sete Povos das Missões.
é considerado um poeta de transição por realizar uma sÃntese entre a herança barroca, os ideais arcádicos e as solicitações do sentimento nativista, como acontece na “Fábula do Ribeirão do Carmo” e, posteriormente, no poema épico “Vila Rica”.
Sua produção poética demonstra sintonia com a tradição árcade da vida simples, apego à vida pastoril e divinização da mulher, sobretudo nas “Liras”, que retratam o seu amor pela noiva Maria Joaquina.
As afirmações referem-se, respectivamente a
- Thomás Antônio Gonzaga, BasÃlio da Gama e Cláudio Manuel da Costa.
- BasÃlio da Gama, Manuel Botelho de Oliveira, Thomás Antônio Gonzaga
- Frei Santa Rita durão, Cláudio Manuel da Costa e Thomás Antônio Gonzaga
- Cláudio Manuel da Costa, Manuel Botelho de Oliveira e BasÃlio da Gama.
- BasÃlio da Gama, Cláudio Manuel da Costa e Thomás Antônio Gonzaga.
35. (UFMG) Todas as alternativas, sobre MarÃlia de Dirceu, estão corretas, EXCETO
- Em alguns poemas, contrapõe-se um passado feliz a um presente doloroso.
- Em determinados poemas, Gonzaga mescla à sua desgraça alguns elementos de humor.
- Na obra, a intensidade de sentimentos convive com um forte sentido de realidade.
- No conjunto da obra, Gonzaga tematiza tanto o seu amor por MarÃlia quanto a infidelidade dela.
- No livro, uma das temáticas recorrentes é o amor inabalável do poeta por sua musa.
36. (FUVEST) Os sonetos de Bocage que transpõem poeticamente a experiência do autor na região colonial de Goa apresentam alguns traços semelhantes aos dos poemas em que, anteriormente, Gregório de Matos enfocara a sociedade colonial da Bahia. sob esse aspecto, são traços comuns a ambos os poemas:
- presunção de superioridade, crÃtica da vaidade, preconceito de cor.
- sensualidade, crÃtica da presunção, elogio da mestiçagem.
- presunção de superioridade, elogio da nobreza local, sátira da mestiçagem.
- sensualismo, crÃtica da nobreza antiga, preconceito de cor.
- estilo tropical, crÃtica da vaidade, elogio da mestiçagem.
37. (UFJF) Leia atentamente o soneto de Manuel Maria Barbosa du Bocage, a seguir.
“Incultas produções da mocidade
Exponho a vossos olhos, ó leitores.
Vede-as com mágoas, vede-as com piedade,
Que elas buscam piedade e não louvores.
Ponderai da Fortuna a variedade
Nos meus suspiros, lágrimas e amores;
Notai dos males seus a imensidade,
A curta duração dos seus favores.
E se entre versos mil de sentimento
Encontrardes alguns, cuja aparência
Indique festival contentamento.
Crede, ó mortais, que foram com violência
Escritos pela mão do fingimento,
Cantados pela voz da Dependência.”
Considerando o soneto acima e a relação do poeta com o arcadismo português, é correto afirmar:
- Criticamente pode-se dividir a obra poética de Bocage em duas fases: uma árcade – quando a obediência do autor à normas da escola neoclássica é observada – e a outra pré-romântica – quando a individualidade, o pessimismo e o sentimentalismo levam o autor a discordar dos ideais seguidos na fase anterior.
- Criticamente pode-se considerar a obra poética de Bocage integralmente árcade, com o poeta revelando pleno domÃnio das técnicas propostas pela escola neoclássica e demonstrando uma atitude de conformismo com o conteúdo dessas propostas.
- Criticamente pode-se dizer que Bocage representa o mais autêntico estilo romântico na totalidade de sua produção, com o poeta ultrapassando as normas estéticas do Arcadismo do século XVIII.
- Criticamente a obra poética de Bocage é vista como um divisor de águas entre a estética da poesia do Renascimento e os propósitos de valorização do individualismo no movimento do Realismo.
- Nenhuma das reflexões acima está correta.
38. (UFU)
“Tem pesado semblante, a cor é baça
O corpo de estatura um tanto esbelta,
Feições compridas e olhadura feia,
Tem grossas sombrancelhas, testa curta,
Nariz direito e grande, fala pouco
Em rouco baixo som de mau falsete.
Sem ser velho, já tem cabelo ruço
E cobre este defeito a fria calva
À força do polvilho, que lhe deita.”
O trecho acima pertence a uma obra importante de certo perÃodo da literatura brasileira, e descreve com impiedade o tirano LuÃs da Cunha Menezes, que governou a cidade na época em que fervilhava uma vida cultural com traços cosmopolitas e impulsos de liberdade. Aponte dentre as alternativas abaixo aquela que explicita o tÃtulo da obra, o perÃodo a que pertence e a cidade em questão.
- Cartas chilenas, Arcadismo, Vila Rica.
- Uraguai, Indianismo, Rio de Janeiro.
- Cartas persas, Realismo, Ouro Preto.
- Cartas mineiras, Romantismo, Ouro Preto.
- Caramuru, Simbolismo, Vila Rica.
39. (UEL)
“Fumam ainda nas desertas praias
Lagos de sangue, tépidos e impuros,
Em que ondeiam cadáveres despidos,
Pasto de corvos.”
Os versos acima são excerto do poema que concilia louvações dirigidas ao Marquês de Pombal e exaltação de heroÃsmo indÃgena. Trata-se da obra:
- Caramuru, de Santa Rita Durão.
- Uraguai, de BasÃlio da Gama.
- Vila Rica, de Cláudio Manuel da Costa.
- Glaura, de Silva Alvarenga.
- Cartas chilenas, de Thomás Antônio Gonzaga
40. (FUVEST) As chamadas Cartas Chilenas são obra anônima porque:
- os originais, assinados pelo autor, perderam-se em um terremoto do Chile.
- a ditadura que dominou o Brasil, entre 1937 e 1945, tornava perigosa a divulgação do nome de seu autor.
- seu conteúdo pornográfico, pouco condizente com a moral da época, desaconselhava a relação da autoria.
- contendo severas crÃticas ao governador de uma ProvÃncia, seria imprudente a divulgação do nome de seu autor.
- nome do autor é substituÃdo pelo pseudônimo Fanfarrão Minésio, que os crÃticos ainda não conseguiram identificar.
Gabarito das questões desta página – Arcadismo – 31 a 40:
31. e
32. e
33. e
34. e
35. d
36. a
37. a
38. a
39. b
40. d
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