Questões sobre “Dom Casmurro” – romance de Machado de Assis
1. (FUVEST / GV) O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui.
É o que diz o narrador no segundo capÃtulo do romance Dom Casmurro. Afinal por que não teria ele alcançado o seu intento?
(A) Pelas dificuldades inerentes à estrutura do romance, na recuperação de outros tempos.
(B) Pelo receio de confessar suas fraquezas e a traição sofrida.
(C) Porque era impossÃvel recuperar o sentido daquele perÃodo, pois ele já não era a mesma pessoa.
(D) Pela falta de bom senso e de clareza na apreensão das lembranças.
(E) Porque o tempo, impiedoso, apaga todos os acontecimentos e transforma as pessoas.
2. (UFL) Todas as alternativas apresentam informações sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis, exceto:
(A) A questão do adultério, tratada de forma ambÃgua pelo autor, permanece em aberto no fim da narrativa.
(B) O narrador, através do exercÃcio da memória, busca ligar o presente ao passado, a velhice à adolescência.
(C) O narrador protagonista, ao assumir a primeira pessoa, apresenta uma visão tendenciosa dos acontecimentos.
(D) O autor, introduzindo-se na narrativa, fornece ao leitor informações que contradizem as opiniões do narrador.
(E) A narrativa, marcada pela ironia, mantém uma relação intersexual com a tragédia Otelo, de Shakespeare.
3. (UFU-MG) Considere a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, e as afirmativas que se seguem:
I. Da Glória tentava impedir o casamento de Bentinho com Capitu, pois desejava que ele se unisse a Sancha.
II. Bento Santiago não teve problemas em homenagear o amigo Escobar, por ocasião de seu enterro, pois era seu melhor amigo.
III. A cena descrita no velório de Escobar (homens e mulheres chorando) é uma caracterÃstica do Romantismo presente em todo o Dom Casmurro — obra que tem como tema os infelizes amores de Bentinho e Capitu.
IV. “Olhos de ressaca†— referência dada a Capitu — evidencia o seu poder de envolvimento e o grande fascÃnio que ela exerce sobre Bentinho, tal qual as vagas do mar.
V. Apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar a desconfiança fazendo com que Bentinho se reconcilie com a famÃlia de Capitu.
Assinale:
(A) Se apenas IV é correta.
(B) Se apenas I, II são corretas.
(C) Se apenas III e V são corretas.
(D) Se apenas V é correta.
(E) Nenhuma delas é correta.
4. (PUCCAMP-SP) O trecho abaixo é parte do último capÃtulo de Dom Casmurro, de Machado de Assis:
O resto é saber se a Capitu da Praia da Glória já estava dentro da de Mata-cavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. I: “Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malÃcia que aprender de tiâ€. Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca.
Invocando aqui a memória e o testemunho do leitor de sua história, o narrador arremata a narrativa:
(A) lembrando que os ciúmes de Bentinho por Capitu poderiam perfeitamente ser injustificáveis.
(B) concluindo que a única explicação para a traição de Capitu é a força caprichosa de circunstâncias acidentais.
(C) citando uma passagem da BÃblia, à luz da qual acaba admitindo a possibilidade da inocência de Capitu.
(D) pretendendo que a personalidade de Capitu tenha se desenvolvido de modo a cumprir uma natural inclinação.
(E) se mostra reticente quanto à convicção de que fora traÃdo, sugerindo que continuará ponderando os fatos.
5. (PUC-PR) Com base na leitura de Dom Casmurro, e considerando a importância de Machado de Assis para a literatura brasileira, identifique as alternativas como VERDADEIRAS ou FALSAS:
( ) Escrito quando o Realismo era a estética dominante, Dom Casmurro é antes um “romance filosófico†que um “romance socialâ€.
( ) Ao contrário de diversas heroÃnas românticas, punidas com a morte por comportamentos inadequados para os padrões de sua época, a principal personagem feminina de Dom Casmurro não morre no final da narrativa.
( ) Ainda que acreditasse não ser pai de Ezequiel, Bento Santiago não deixou que isso interferisse na relação pai-filho, e sempre quis ter o rapaz muito perto de si.
( ) Assim como em Esaú e Jacó, a presença do Imperador e as referências à vida polÃtica brasileira são constantes em Dom Casmurro e interferem nos acontecimentos narrados.
A seqüência correta é:
(A) V, F, F, F
(B) F, F, F, V
(C) F, V, F, V
(D) V, V, V, F
(E) F, V, F, F
6. (MACK-SP) Sobre Dom Casmurro é correto afirmar que:
- a partir dos ciúmes de Sancha, Escobar deixa de freqüentar a casa de Bentinho e Capitu.
- Ezequiel, sem qualquer sombra de dúvida, apresenta semelhança fÃsica com Escobar.
- toda a narrativa é parcial, pois se desenvolve a partir da ótica da personagem-narrador, ou seja, Bentinho.
- Capitu, devido a seus “olhos de ressaca”, deixa claro o adultério cometido.
- Dona glória, mãe de Bentinho, devido aos conselhos de José Dias, não chega a mandar o filho para o seminário.
7. (PUC-RS)
“Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? Não vos esqueçais que estava sentada de costas para mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela, rosto a rosto, mas trocados, os olhos de um na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer que estava feia; nem esta razão a moveu.”
Na fase da análise psicológica e social, a ficção de Machado de Assis salienta, como ilustra o texto transcrito a:
- hipocrisia social.
- vaidade egoÃstica.
- ambiguidade feminina.
- impossibilidade amorosa.
- insanidade velada.
8. (PUCC-SP) Identifique o trecho em que o narrador de Dom Casmurro introduz o romance e considera seu sentido profundo.
- “Horas inteiras eu fico a pintar o retrato dessa mãe angélica, com as cores que tiro da imaginação, e vejo-a assim, ainda tomando conta de mim, dando-me banhos e me vestindo. A minha memória ainda guarda detalhes bem vivos que o tempo não conseguiu destruir.”
- “O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. É o que vais entender, lendo.”
- “Faz dois anos que Madalena morreu, dois anos difÃceis. E quando os amigos deixaram de vir discutir polÃtica, isto se tornou insuportável. Foi aà que me surgiu a ideia esquisita de, com o auxÃlio de pessoas mais entendidas que eu, compor esta história.”
- “Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.”
- “Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém, do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado.”
9. (COVEST-PE)Â Leia atentamente:
“Quando novamente abria os olhos e a carta, a letra era clara e a notÃcia clarÃssima.
Escobar vinha assim surgindo da sepultura, do seminário e do Flamengo para se sentar comigo à mesa, receber-me na escada, beijar-me no gabinete de manhã, ou pedir-me à noite a bênção do costume. […] Quando mãe nem filho estavam comigo, o meu desespero era grande, e eu jurava matá-los ambos, ora de golpe, ora devagar.”
Não é correto afirmar em relação ao texto acima (pode haver mais de uma alternativa):
- foi extraÃdo do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
- mostra o sofrimento de Bentinho, que, a cada dia, vê mais semelhanças entre o filho e o provável amante de Capitu.
- é fragmento do único romance em que Machado de Assis não se aprofunda na análise psicológica das personagens.
- faz parte de um romance tÃpico da fase realista do autor.
- é narrado em terceira pessoa.
10. (FUVEST-SP) A narração dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela se apresenta
- fiel aos fatos e perfeitamente adequada à realidade.
- viciada pela perspectiva unilateral assumida pelo narrador.
- perturbada pela interferência de Capitu que acaba por guiar o narrador.
- isenta de quaisquer formas de interferência, pois visa à verdade.
- indecisa entre o relato dos fatos e a impossibilidade de ordená-los.
11. (UF-MG) Todas as afirmações sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis, estão certas, exceto:
- discurso em primeira pessoa favorece o clima de dúvida que paira sobre o adultério de Capitu, pois o que prevalece na narrativa são as impressões de Bentinho, o narrador.
- Além da semelhança de Ezequiel com Escobar, outro fator acentua a dúvida de Bentinho, sobre a paternidade do filho: a capacidade de dissimulação de Capitu.
- adultério, núcleo da narrativa, é um pretexto para se discorrer sobre a existência humana, subordinada ao poder desintegrador do tempo, que atua de forma irreversÃvel sobre todas as coisas.
- A alegoria do tenor italiano, que apresenta a vida como uma ópera composta por Deus e pelo diabo, projeta-se em todo o romance, mostrando que, na luta entre as virtudes e os vÃcios, o Bem sempre triunfa.
- Ao tentar reproduzir no Engenho Novo a casa em que se havia criado na antiga rua de Mata-cavalos, ou ao escrever suas memórias, Dom Casmurro tenta reconstruir o passado, logrando invocar-lhe as imagens e não as sensações.
12. (FMTM) O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis,
- filia-se à corrente naturalista, uma vez que o autor, entusiasmado pelas teses cientificistas da época, elegeu o meio e a hereditariedade como as forças básicas de construção do seu universo ficcional.
- é considerado um representante tardio do romance social urbano, na linha inaugurada por José de Alencar, pelo tratamento ousado e direto dado ao tema do adultério.
- representa um dos pontos altos do Realismo brasileiro, pois ultrapassa os limites de um banal caso de adultério e tem, na condição humana, captada pelo viés da ironia, a matéria de sua narrativa.
- deve ser encarado como uma produção independente em relação à nossa tradição literária, visto que inaugura a chamada prosa poética de cunho introspectivo, precursora do romance intimista dos anos 30.
- está comprometido com os postulados da estética pré-modernista, não só pela escolha corajosa do tema, mas também pela linguagem agressiva, de denúncia, que investe contra os valores burgueses.
13. (UFMG) Todas as passagens ilustram a capacidade de dissimulação de Capitu, exceto:
- “Capitu riscava sobre o riscado, para apagar bem o escrito. Pádua saiu ao quintal, a ver o que era, mas já a filha tinha começado outra coisa, um perfil, que disser ser o retrato dele, e tanto podia ser o dele como da mãe: fê-lo rir, era o essencial.”
- “Minha mãe, dizendo tio Cosme que ainda queria ver com que mão havia eu de abençoar o povo à missa, contou que dias antes, estando a falar de moças que se casam cedo, Capitu lhe dissera: ‘Pois a mim quem me há de casar há de ser o padre Bentinho: eu espero que ele se ordene.”
- “Ouvimos passos no corredor, era Dona Fortunata. Capitu compôs-se depressa, tão depressa que, quando a mãe apontou à porta, ela abanava a cabeça e ria. Nenhum laivo amarelo, nenhuma contração de acanhamento, um riso espontâneo e claro.”
- “Muitos homens choravam, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas.”
- “A minha persuasão é que o coração não lhe batia mais nem menos. Alegou susto, e deu à cara um ar meio enfiado; mas eu que sabia tudo, vi que era mentira e fiquei com inveja.”
14. (FEI-SP)Â Qual a obra da qual foi extraÃdo o seguinte fragmento e quem a escreveu?
“Idéia só! Idéia sem pernas! As outras pernas não queriam correr nem andar. Muito depois é que saÃram vagarosamente e levaram-me à casa de Capitu. quando ali cheguei, dei com ela na sala, na mesma sala, sentada na marquesa, almofada no regaço, cosendo em paz. Não me olhou no rosto, mas a furto e a medo, ou, se preferes a fraseologia do agregado, oblÃqua e dissimulada.”
- Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas
- Raul Pompéia – O Ateneu
- José de Alencar – Senhora
- Machado de Assis – Dom Casmurro
- Visconde de Taunay – Inocência.
Gabarito  das questões sobre “Dom Casmurro”:
1 – C
2 – D
3 -A
4 – D
5 – A
6 – c
7 – c
8 – b
9 – e
10 – b
11 – d
12 – c
13 – d
14 – d
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Veja também questões e gabarito de:
LITERATURA:
Origens da Literatura Brasileira
Ãndice e gabarito das questões de Literatura
Dom Casmurro – livro em oferta