BoasDicas.com

Portal de Informação, Cultura, Serviços

Livros de Oriza Martins

InícioEmpregosReflexão do DiaBoa FormaViagens - turismoReflexõesPoesia - MensagensCuriosidadesReceitas

 

Google

...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Empregos para jovens

O momento da luta por uma vaga no mercado de trabalho constitui um rito de passagem à parte para o jovem, especialmente nestes tempos de crise econômica mundial.

Segundo a  Constituição Brasileira e nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, juventude é uma fase que vai dos 12 aos 18 anos. É importante afirmar que o ECA é uma conquista fundamental no que diz respeito à garantia dos Direitos Humanos para este setor social, mas que vai apenas até os 18 anos, como se houvesse, no momento em que o sujeito faz aniversário, um conjunto de mudanças psicológicas, sociais, de direitos e deveres. Não aceitando essa conceituação de fixação etária, mas reconhecendo a necessidade de se delimitar a fase juvenil meramente para fins de políticas públicas ou estatísticas, pode-se aceitar uma proposta de contextualizar os jovens num período delimitado, mas talvez entre os 16 e os 29 anos. É quando o cidadão vai-se engajando no mercado de trabalho. Antes disso, nas fases de infância e adolescência, o indivíduo precisa é de brincar, estudar, curtir amigos e família, preparar-se adequadamente para a vida adulta.

Alguns momentos específicos do período juvenil explicam vários conflitos: a escolha da profissão e, quando possível, do curso universitário, o que socialmente atribui às juventudes uma compreensão de mão-de-obra, barata na sua generalidade; a descoberta e a experimentação do corpo, da sexualidade e suas orientações, bem como a interpretação, rompimento, ou não, com a família e constituição da própria; as decisões filosóficas, ideológicas e políticas, como o 1° voto e o engajamento em organizações... Com essa gama de conflitos, os jovens e as jovens expressam suas contradições e dúvidas de diversas formas, como nos grupos de identidade, opiniões políticas e organizações, estilos, costumes, gírias, roupas, músicas, entre diversos outros.

Em meio a essa gama de contingências, o que o jovem precisa ter consciência, fundamentalmente, é de que a educação formal, a reciclagem, os estudos - tudo isso é imprescindível para uma boa formação e preparação para a disputa por uma vaga. Importantíssimo: estudar línguas estrangeiras, fazer cursos de informática, manter-se informado e em conexão com a atualidade de todas as maneiras saudáveis.

Estudar, estudar, estudar... nunca é demais!

Crer é poder! Acredite no seu sonho! Boa sorte!

Fontes:Estatuto da Criança e do Adolescente, wikipedia, internet.


Voltar para: Empregos

Veja também dicas úteis sobre empregos em:

Analista de Sistemas - Construção Civil - Empregos para Jovens

Como passar em concursos

 

 

 

Destaques do Blog

 

Curiosidades

Cursos online

Direito de Família

Endereços Úteis

Famosos – Celebridades

Filmes

Futebol

Geografia

Gifs em Cartões

Gifs Animados

Gramática-ortografia

Línguas Estrangeiras

Mensagens

Mistérios – Curiosidades

Notícias

Notícias do Cinema

Paisagismo-jardinagem

Poemas

Saúde

Saúde-Nutrição

Saúde - remédios - bulas

Artigos, Notícias

TV – Séries

Variedades

Vestibular – Literatura

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Links Patrocinados: